A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) lançou o mutirão on-line para renegociação de dívidas pela internet de graça. A iniciativa, que possibilita acordos entre cidadãos e credores, vai até 15 de abril.
LEIA TAMBÉM: PIX, cartão, queda de luz: informação é a arma do consumidor contra golpes e danos
Podem ser negociadas dívidas em atraso como:
- cartão de crédito;
- cheque especial;
- crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que não possuam bens dados em garantia, como financiamentos de automóveis ou imóveis, ou que estejam prescritas.
O mutirão é mantido em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Ocorre pela plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br.
Outra opção é a negociação direta com o banco no qual o consumidor tem conta ou dívida. “O consumidor terá acesso, ainda, à plataforma Meu Bolso em Dia, onde poderá visualizar conteúdos sobre educação financeira”, informa a Agência Estadual de Notícias (AEN).
“A educação financeira é um tema tão relevante e necessário para ajudar as pessoas a saírem do sufoco”, expõe Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR. O órgão alia defesa do consumidor e prevenção ao superendividamento.
Mutirão on-line
Para participar do mutirão, o consumidor deve fazer o seu cadastro na plataforma consumidor.gov.br, recebendo login e senha. Depois, relata o problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas, orienta a AEN.
Concluída essa fase, o banco ou a instituição financeira tem dez dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Após esse período, com a resposta do fornecedor, o consumidor conta com 20 dias para avaliar o retorno dado, expõe a agência pública.
Comentários estão fechados.