Em 2023, uma média de quase 20 multas de trânsito foi emitida por dia (ou uma a cada 80 minutos) em Foz do Iguaçu. Conforme dados divulgados pelo Foztrans, foram 173.576 infrações, entre autos gerados por fiscalização eletrônica e pelos agentes da Guarda Municipal e do estacionamento rotativo (Estarfi), que totalizaram uma arrecadação de R$16 milhões.
De acordo com o levantamento, somente em julho ocorreram mais de 19 mil infrações. Embora os registros apontem uma ligeira diminuição de 1,6% na comparação com 2022, o volume é o segundo maior desde 2012, quando iniciou a série histórica. O número chega a representar, por exemplo, o dobro do registrado em 2013, quando houve pouco mais de 78 mil infrações.
Mais da metade das multas emitidas em 2023 tem relação com excesso de velocidade. Estacionamento inadequado, falta do uso de cinto de segurança e má conservação do estado do veículo também estão entre os tipos mais comuns de infração. Mais de seis mil autuações foram emitidas após o condutor ser flagrado usando o telefone celular ao volante.
Acho que esses números estão equivocados…