As mulheres ganham 29% a menos que homens no Paraná, mostra o 2.º Relatório de Transparência Salarial. O estudo abrange 3,4 mil empresas paranaenses com 100 ou mais funcionários.
LEIA TAMBÉM: Em sete dias, o futuro de Foz do Iguaçu será hipotecado nas urnas
No estado, homens ganham, em média, R$ 4.099,96, enquanto que a mulheres obtêm R$ 2.907,77. O levantamento foi elaborado pelos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e das Mulheres.
Esse documento com o recorte de gênero é obrigatório, seguindo a Lei n.º 14.611/2023. O objetivo da radiografia é nortear políticas públicas para enfrentar e reduzir essa disparidade.
No país, as mulheres ganham 20,7% a menos do que os homens, considerando todas as unidades da federação e o distrito federal. A informação é do mesmo estudo.
A Lei de Igualdade Salarial determina a equiparação de salários entre mulheres e homens desempenham funções equivalentes. É quando realizam o mesmo trabalho, com igual produtividade e eficiência.
No Paraná, a diferença de remuneração entre mulheres e homens varia de acordo com o grande grupo ocupacional. Em cargos de dirigentes e gerentes, por exemplo, a diferença é de 34,7%.
“No total, 3.427 empresas paranaenses responderam ao questionário”, expõe o governo federal. Esses negócios somam mais de 1,13 milhão de pessoas empregadas.
O estudo destaque que, no Paraná:
- 48,5% das empresas possuem planos de cargos e salários;
- 28,1% têm políticas de incentivo à contratação de mulheres;
- 32,6% adotam políticas para promoção de mulheres a cargos de direção e gerência;
- 21% adotam incentivos para contratação de mulheres negras; e
- 16% dos estabelecimentos contam com políticas de incentivo à contratação de mulheres LGBTQIAP+.
Comentários estão fechados.