Melhor queijo do Paraná é de cidade da região

Reconhecimento quer tornar a qualidade dos queijos mais conhecidas e valorizadas no mercado e entre consumidores.

Apoie! Siga-nos no Google News

O melhor queijo do estado é de Marechal Cândido Rondon, cidade da Região Oeste. O Parmesão da Frimesa foi escolhido durante Prêmio Queijos do Paraná. Outros 98 concorrentes, entre 323 inscritos, levaram medalhas.

O objetivo do prêmio é “tornar a qualidade dos queijos mais conhecidas e valorizadas junto ao mercado e aos consumidores”, informa a Agência Estadual de Notícias (AEN). Desde o ano passado, a gestão estadual realiza de ações de qualificação junto aos agricultores.

Os vencedores poderão expor os selos das medalhas nas embalagens de seus produtos. Dos 10 queijos reconhecidos como “super ouro”, quatro foram para Santana do Itararé dois para Cantagalo. Os municípios de Palmeira, Rondon, Nova Laranjeiras e Diamante do Oeste ficaram com levaram uma medalha cada.

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, conduziu o evento de entrega dos títulos. Para ele, a valoriza a cadeia de produção de leite, estimulando e qualificando a produção em regiões paranaenses.

“O Paraná recebe neste momento grandes investimentos na indústria do leite, visando preparar o Paraná para se apresentar mundialmente”, disse. “Mas nós estamos valorizando os pequenos. Aquele que tem um bom produto, com receita de família, está qualificando seu produto”, afirmou o secretário.

Leite no Paraná

O Paraná é o segundo maior produtor de leite do país, com 4,5 bilhões de litros produzidos. O produto é o quarto em Valor Bruto de Produção (VBP) do estado, com abrangência de R$ 9 bilhões. São mais de 100 mil produtores espalhados pelos 399 municípios.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.