Megabanco de dados reúne 60 indicadores de desenvolvimento do Paraná

As informações checadas e atualizadas são em 11 áreas de desenvolvimento regional.

Apoie! Siga-nos no Google News

Está à disposição para consulta da população um grande banco de dados com 60 indicadores atualizados de desenvolvimento do Paraná. A ferramenta é atualizada em tempo real, oferecendo consultas por região e cidades.

A plataforma foi criada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Sepl). Foram usados estudos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a partir de bases estaduais e nacionais, como as do Censo 2022.

Os indicadores englobam 11 áreas de desenvolvimento regional. São elas: demografia, educação (básica, superior e indicadores educacionais), geração de riqueza, saúde, empregos, estabelecimentos, agropecuária, infraestrutura e indicadores sociais.

O mapa é de fácil acesso e conta com elevado nível de detalhamento das informações. Também dispõe de séries históricas para todos os indicadores, em que é possível verificar a evolução dos números em anos e décadas.

O objetivo é contribuir para o planejamento público. “O que estamos apresentando é o que chamamos de BI, uma plataforma de inteligência que reúne dados do IBGE, do Ipardes e, também, de todo um diagnóstico realizado das diferentes regiões do Paraná, no chamado Paraná Produtivo”, frisa o secretário de estado do Planejamento, Guto Silva.

O integrante do governo ressalta que são reunidas informações condensadas e organizadas. Assim, “qualquer cidadão pode ter esse olhar de planejamento a médio e longo prazo”, explica o secretário.

Regionalização

O Programa Paraná Produtivo visa a aproximar setores econômicos de áreas preestabelecidas para entender de que forma as esferas estadual e municipal e a sociedade podem trabalhar juntas. A intenção é potencializar a economia.

Entrando na segunda fase, o programa pretende incluir sete conselhos gestores regionais, fechando a rede de 15 governanças territoriais que cobrirão o estado. Depois, a ação se voltará à execução, com início das ações priorizadas pelas governanças e inclusão no planejamento governamental.

Soma-se ao trabalho, também, a consolidação da capacitação das governanças territoriais. Outro aspecto abrange a elaboração e a disponibilização de uma plataforma de gestão para instrumentalizar o desenvolvimento regional.

Acesso

A plataforma de dados pode ser acessada por todos os paranaenses de modo simples, mediante cadastro básico no site do programa (clique aqui). Depois, basta ir ao menu chamado Análise Regional (BI).

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.