Denise Paro – H2FOZ
Nesta quinta-feira, dia 10, às 15h, será lançada a obra Imagem e Memória dos Avá-Guarani Paranaenses com parte das memórias e histórias vivenciadas pela comunidade Tekoha Ocoy, situada no município de São Miguel do Iguaçu, a 45 quilômetros de Foz do Iguaçu.
De autoria de Cassemiro Karay Verá Poty Pereira Centurión, Simão Tupã Retá Vilalva e Teodoro Tupã Alves, o livro é resultado de um trabalho de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), realizado nas comunidades guaranis e coordenado pelo professor historiador Clóvis Brighenti.
A proposta de reunir material que contribuiu com a ideia de fazer o livro teve início com os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, a partir de 2014. Inspirados nessa atividade, os guaranis criaram uma Comissão da Verdade própria para resgatar memórias e reuniram documentos relativos à própria história. O livro é centrado no período compreendido entre o final dos anos 1970 e o início dos anos 1980, quando a comunidade estava estabelecendo-se.
Organizador da obra ao lado de Osmarina Oliveira, Brighenti explica que oficinas foram realizadas com os guaranis a fim de ativar a memória. “A foto era elemento para possibilitar afloramento de lembranças adormecidas que não foram registradas ou para reafirmar outras”, diz.
As fotos que ilustram a obra foram cedidas pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), tiradas na época da construção de Itaipu.
Após a organização do material, os guaranis manifestaram o desejo de que o conteúdo chegasse a toda a comunidade, fato que contribuiu para a publicação do livro. A obra está sendo lançada pela Editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Edunila).
A distribuição é gratuita. Cerca de 500 cópias foram impressas, com recursos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para distribuição nas comunidades guaranis.
Serviço: o lançamento pode ser acompanhado pelo canal Obial Unila
https://youtu.be/TvsxQZEbz5g
Comentários estão fechados.