Durante duas semanas consecutivas, de 19 a 30 de julho, a fachada do Centro de Recepção de Visitantes, na entrada da Itaipu Binacional, e as calotas do Parque da Piracema, dentro da usina, ganharão tons de azul para marcar a conscientização sobre a Síndrome do X Frágil e o tráfico de pessoas.
“A adesão às duas campanhas faz parte das iniciativas de responsabilidade social da empresa em relação a temas importantes que precisam ser debatidos pela nossa sociedade de forma bastante sensível e assertiva”, diz o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira.
Na primeira semana, de 19 a 25 de julho, o azul na Itaipu é para chamar a atenção sobre a Síndrome do X Frágil, lembrado em 22 de julho.
Essa condição afeta o desenvolvimento intelectual, o comportamento e provoca atrasos na fala.
MUTAÇÃO
A iniciativa é do Instituto Buko Kaesemodel, única instituição brasileira a participar da ação, junto com a Global Initiave of Fraxa Reasearch Foundation.
A síndrome do X Frágil é causada por uma mutação em um gene (FMR1) que inibe ou reduz a produção de uma proteína (FMRP) essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso e de várias funções cerebrais.
Os sintomas podem ser tratados e a sua transmissão pode ser evitada.
O Buko Kaesemodel, localizado em Curitiba, é uma entidade sem fins lucrativos, responsável pelo Programa Eu Digo X, de pesquisa, diagnóstico, orientação e mapeamento a respeito da síndrome.
CORAÇÃO AZUL
Já de 26 a 30 de julho, o azul na Itaipu fará referência à Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Oficialmente, o dia 30 de julho é instituído pela Assembleia Geral das Organizações Unidas (ONU) para lembrar a data.
A mobilização é feita mundialmente e no Brasil tem a parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Secretaria Nacional da Justiça e Cidadania, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes.
No Paraná, a coordenação da campanha é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.
VISIBILIDADE
A Campanha Coração Azul tem como meta dar visibilidade, alertar sobre o problema e também mobilizar a sociedade contra o tráfico de pessoas.
Normalmente, a Itaipu adere a campanhas temáticas e ilumina a própria barragem e outros pontos turísticos da usina na divulgação desses movimentos.
Em função da pandemia, no entanto, a iluminação da barragem (um dos principais atrativos turísticos da usina) está temporariamente suspensa.
A Itaipu é apoiadora, por exemplo, do Outubro Rosa (câncer de mama), do Novembro Azul (câncer de próstata) e do Setembro Amarelo (de alerta ao suicídio), entre outras campanhas.
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