O Itaipu Parquetec divulgou, nesta sexta-feira (27), seu balanço de atividades em 2024. O ano marcou, entre outras ações, o reposicionamento de marca do antigo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), criado no início dos anos 2000.
Leia também:
Itaipu Parquetec publica primeiro Caderno de Indicadores
O relatório cita que o parque movimentou R$ 130 milhões em contratos de prestação de serviços. Ademais, a captação de recursos incluiu quase R$ 90 milhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
No tocante às parcerias com grandes empresas, foram firmados acordos com gigantes como Nestlé, Petrobras e Boston Dynamics. Além disso, um convênio com a empresa pública Portos Brasileiros permitirá a criação de tecnologias em logística.
Outro marco da atuação do Itaipu Parquetec em 2024 foi a inauguração da primeira Unidade de Hidrocarbonetos Renováveis do Brasil. A unidade trabalha, entre outros pontos, na produção de petróleo sintético e combustível renovável para aviação.
Já quanto aos prêmios e reconhecimentos conquistados pelo Itaipu Parquetec, a lista inclui:
– 68.ª Melhor Empresa do Paraná para trabalhar na categoria Médio Porte do Great Places to Work (GPTW);
– Prêmio 21 de Agosto no 6.º Congresso Brasileiro de Habitação Social e Agentes Públicos de Habitação, na categoria Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade;
– Tripadvisor Travellers’ Choice Awards Best Of The Best 2024, destacando a excelência em Hospitalidade e Turismo;
– reconhecimento do Instituto dos Auditores Internos do Brasil pela excelência na auditoria interna;
– Selo Ouro ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável);
– Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, com menção honrosa ao Refúgio Biológico Bela Vista;
– Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, categoria Incubadora de Empresas – Troféu Adelino Medeiros;
– Troféu MapBiomas, 6.ª Edição, na categoria Destaque Aplicações em Negócios; e
– Prêmio Anatel e ABDI na categoria Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com tecnologia 5G.
Parcerias com Itaipu Binacional
O ano também foi marcado por ações em conjunto com Itaipu Binacional, como a implantação de 20 núcleos de cooperação socioambiental no Paraná e Mato Grosso do Sul.
Além disso, mais de 120 mil alunos, 450 professores e 52 municípios participaram do projeto Educação e Saúde para Sustentabilidade, que levou ações de prevenção da dengue e outras arboviroses.
A inauguração do Mercado Público Barrageiro, construído por Itaipu e administrado pelo Parquetec, trouxe um novo ponto de encontro e lazer para a comunidade e visitantes de Foz do Iguaçu, ampliando os atrativos disponíveis na região.
O Itaipu Parquetec é responsável pela gestão e operação do turismo na usina. Até novembro, de acordo com os dados, já tinham sidos contabilizados 437 mil visitantes nos atrativos turísticos mantidos pela hidrelétrica na margem brasileira do Rio Paraná.
Ecossistema do Itaipu Parquetec
O exercício de 2024 teve ainda o lançamento do Caderno de Indicadores do Itaipu Parquetec, com a mensuração de 17 itens. Além disso, foi desenvolvido o novo Masterplan, contendo diretrizes construtivas, de crescimento e ocupação do parque.
O Parquetec também ganhou um portal próprio para entrada e saída, independente da barreira de acesso à usina de Itaipu. Com isso, foi possível viabilizar a circulação de ônibus do transporte coletivo, facilitando a circulação de pessoas.
A estrutura do Itaipu Parquetec, conforme as últimas atualizações, tem 2,5 mil colaboradores. Já o ecossistema, como um todo, congrega cerca de oito mil estudantes, pesquisadores e empreendedores, com um total de 127 laboratórios de ensino e pesquisa.
Três universidades estão presentes no parque (Unila, Unioeste e UAB), bem como o Colégio Sesi Internacional (trilíngue) e de iniciativas educacionais como o Trilha Jovem (Polo Iguassu) e o Programa ViraVida (Sesi).
O Centro de Empreendedorismo abriga 50 startups, entre incubação, aceleração e editais. No Centro de Negócios estão mais seis empresas, como o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI).
Eventos do Itaipu Parquetec
Um dos eventos de maior destaque no Itaipu Parquetec em 2024 foi o Festival Iguassu Inova, que teve quatro dias de atividades, incluindo eventos científicos, palestras e apresentações culturais, bem como uma praça de alimentação e espaços de recreação.
“Encerramos este ano com orgulho das conquistas alcançadas, mas, acima de tudo, com a visão de continuar ampliando nosso impacto positivo na sociedade e no desenvolvimento econômico e social”, avaliou Irineu Colombo, diretor-superintendente.
“A colaboração entre universidades, empresas, poder público e sociedade e o compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar continuarão guiando o parque rumo a novos desafios e oportunidades em 2025”, complementou.
(Com informações do Itaipu Parquetec)