H2FOZ é reconhecido pelas boas práticas em jornalismo por instituto nacional

Portal de notícias de Foz do Iguaçu foi certificado pelo Programa de Indicadores de Compromissos com o Público, do Projor, instituto fundado pelo jornalista Alberto Dines.

O H2FOZ acaba de ser reconhecido pelas boas práticas em jornalismo por instituto nacional, criado há quase 30 anos pelo icônico jornalista brasileiro Alberto Dines. O portal de notícias de Foz do Iguaçu e região trinacional emplacou dez dos 11 indicadores exigidos pelos avaliadores.

O portal foi certificado pelo Programa de Indicadores de Compromissos com o Público, iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). A organização promove o censo bianual Atlas da Notícia, que mapeia a presença do jornalismo local no Brasil, que é uma atividade essencial para promover a diversidade de olhares e opiniões e informar a comunidade sobre o que é relevante na cidade e região.

O programa identifica nos sites de notícias a presença de onze indicadores definidos pelo Projor como indicativos da aplicação, pelo veículo avaliado, de práticas de excelência e de transparência na sua relação com as audiências. São referências que demonstram o respeito ao leitor.

H2FOZ é reconhecido pelas boas práticas em jornalismo por instituto nacional
O H2FOZ foi certificado pelo Programa de Indicadores de Compromissos com o Público – foto: Projor

H2FOZ, boas práticas

Entre os indicadores do H2FOZ, reconhecidos pelo Projor, estão os princípios editoriais e a política de correção de erros, as quais norteiam o bom jornalismo. Além disso, estão incluídos itens como a transparência em relação ao financiamento, identificação de conteúdos comerciais, participação do portal em associações de comunicação profissional e a informação de autoria. O 11.º requisito está sendo aprimorado com novos recursos técnicos para a acessibilidade.

“O programa serve como referência para o público e também para anunciantes, governos, financiadores e gestores de políticas públicas”, enfatizou o presidente do instituto, Sérgio Lüdtke. “Em nome do Projor, parabenizo sua organização pelo grau de conformidade alcançado”, dirigiu-se ao H2FOZ.

Editor do portal, o jornalista Alexandre Palmar destacou a importância dessa conquista. “É resultado do trabalho coletivo de uma equipe comprometida com o leitor, com Foz do Iguaçu e as Três Fronteiras”, sublinhou. “Além de agradecer a quem nos lê e apoia diariamente, renovamos o nosso compromisso em melhorar sempre.”

Foz do Iguaçu no DNA

O H2FOZ tem mais de duas décadas de estrada, fundado em 2003. Diariamente, uma equipe formada por 12 profissionais de diferentes áreas trabalha para entregar notícias, opiniões, histórias e serviços sobre Foz do Iguaçu e as Três Fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai.

São 20 mil visitas diárias, em média, chegando a 60 mil leitores moradores de Foz do Iguaçu e, no geral, 400 mil leitores do Brasil, Paraguai e Argentina.

A atenção é para a produção diária de notícias e reportagens exclusivas, autorais, com conteúdos em texto, fotos e vídeos, publicados em multiplataformas. As principais editorias são cotidiano, política, economia, fronteira, segurança, meio ambiente, turismo, meteorologia, cultura, saúde, opinião e esporte.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.