A imprensa exerce um papel relevante para informar o cidadão e combater a desinformação. A afirmação foi do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), durante o 3.º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, que acontece em Foz do Iguaçu, nesta segunda e terça-feira (20 e 21).
O governador deu as boas-vindas aos gestores de comunicação de diversos estados que estão participando do evento, antes de embarcar para a Alemanha, em viagem oficial. Ele destacou a importância dos veículos locais de imprensa e afirmou que o seu governo mantém uma relação mais próxima com os meios de todos os portes.
“A comunicação é muito importante para o dia a dia de qualquer cidadão, para levar a verdade e a informação justa”, disse, durante entrevista coletiva. “Primeiro, para combater a fake news, que hoje é tão falada e tão propagada nos meio sociais, infelizmente”, enfatizou o governador.
“Em segundo lugar, para o fortalecimento da imprensa local, que é a porta-voz de tudo o que acontece na cidade”, defendeu Ratinho Junior. “Quando se leva uma informação verdadeira e também de forma positiva, cria-se um ânimo na sociedade, ajuda trazer investidores, gerar mais empregos e deixar as pessoas mais felizes.”
O governador Ratinho Junior afirmou que a Secretaria de Estado da Comunicação (SECOM), conduzida pelo secretário Cleber Mata, hoje mantém contato direto com os veículos de imprensa paranaense. Em gestões de governos anteriores, esse diálogo ficava restrito a poucos meios, comparou.
“Uma das metas do nosso governo é fazer com que a comunicação social possa ficar mais perto dos veículos para poder falar para toda a população”, pontuou. “Nossa missão é fazer com que esse laço, que inclui desde uma rádio comunitária até um grande veículo, possa ter uma relação sincera e transparente. Acho que estamos avançando”, declarou o governador.
Turismo e missão exterior
O governador afirmou que a sua gestão está investindo fortemente em turismo, com a intenção de fomentar todo o potencial do estado. Citou o crescimento que o setor teve de 27% no primeiro semestre, o que induz os diversos segmentos econômicos, como o comércio, os serviços e outras áreas.
“A gente está conseguindo fazer com que Foz do Iguaçu seja nosso cartão de visitas para o Brasil e o mundo, mas fazendo com que os turistas também conheçam outros destinos do nosso estado”, analisou. “Isso é emprego e alavanca a economia. Trazendo turistas, trazemos dinheiro para o Paraná”, completou.
Na viagem oficial para Alemanha, a missão internacional comercial será no país que é referência global em engenharia e desenvolvimento sustentável. O Governo do Paraná irá visitar empresas e convidar investidores. “Será uma oportunidade para apresentar o Paraná e, ao mesmo tempo, atrair investimentos para o nosso estado”, disse Ratinho Junior.
Fórum de comunicação
Mais de vinte estados estão representados no 3.º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, realizado em Foz do Iguaçu. O objetivo é incentivar a participação dessas pastas na formulação e execução de políticas públicas de comunicação, além do intercâmbio de profissionais de todo o Brasil.
A programação inclui palestras e debates com a participação de gestores, especialistas e profissionais de comunicação. São abordados temas como regulamentação do investimento em jornalismo, transparência e boas práticas na publicidade digital e a relação dos governos com a imprensa das multiplataformas.
Programação desta terça-feira:
9h: Abertura com o ministro da Casa Civil, Rui Costa
Do gabinete ao Cidadão: o desafio de comunicar a população das ações governamentais
9h30: Arlei Bueno (senior manager Similarweb)
Notícias e mídia no Brasil: a qualificação do investimento
10h30: Rodrigo Hornhardt (gerente de Integração e Planejamento de Jornalismo SBT)
Telejornalismo multiplataforma e a relação com os governos
11h: Deliberações finais do Conselho
12h: Assinatura da Carta Foz com a presença do vice-governador Darci Piana
14h: Encerramento
Comentários estão fechados.