H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta
Como a extensão do alerta de tempestade é para o Paraná inteiro, há grande probabilidade de Foz do Iguaçu “escapar”. Mas o município é citado nominalmente no aviso meteorológico especial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) como um dos que podem ser atingidos por tempestades que trazem “perigo”, nesta quarta-feira, 18.
De sua parte, a Defesa Civil do Paraná reforça o alerta para “chuvas intensas, com raios e vendaval”, nas regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste do Estado.
Entre os serviços de meteorologia, apenas o CPTEC/Inpe está com previsão de “chuvas localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia”. Até 16h, nada.
O Simepar prevê chuva, com rajadas de vento de 40 km por hora, que são consideradas fortes, mas não chegam a provocar danos.
O Climatempo, por sua vez, apenas confirma chuva, enquanto o AccuWeather prevê “nuvens com abertura de sol”, o que até este horário foi o que aconteceu.
O “perigo”
Pelo alerta do Inmet, praticamente todos os municípios paranaenses estão sujeitos a temporais, além de parte de Santa Catarina.
O que vem por aí: “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.
O alerta vale até meia-noite desta quarta-feira.
Precauções
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Comentários estão fechados.