Foz do Iguaçu sobe à 38.ª posição em ranking de transparência dos portais

No índice do TCE, cidade entra na lista das dez maiores cidades, mas perde para municípios da região.

Em ranking do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) que afere o grau de transparência dos portais eletrônicos do poder público, a Prefeitura de Foz do Iguaçu saiu do vexatório índice de 55% de 2019 para 98% deste ano. É a quarta edição do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP).

A cidade entrou para a lista das dez maiores do estado na quarta posição, atrás de Londrina e Maringá (100%), Curitiba (98,78%) e Cascavel (98,55%). Foz do Iguaçu chega à 38.ª posição no ranking geral (ante 307.ª, em 2021), perdendo para cidades da região, como Toledo e Guaíra, que somam mais de 99%.

O secretário municipal da Transparência e Governança, Leandro Ricardino Correa, comemorou o índice. Disse que a “nota estava aquém do mínimo desejado, que é de 75%”, reconheceu, atribuindo a melhoria a um trabalho em grupo.

Entre os órgãos envolvidos, elencou, estão secretarias, diretorias e a empresa de software responsável pelo Portal da Transparência. “Em três meses, conseguimos atender à maioria dos itens de avaliação do Tribunal de Contas para a transparência dos municípios”, enfatizou o secretário.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.