Em ranking do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) que afere o grau de transparência dos portais eletrônicos do poder público, a Prefeitura de Foz do Iguaçu saiu do vexatório índice de 55% de 2019 para 98% deste ano. É a quarta edição do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP).
A cidade entrou para a lista das dez maiores do estado na quarta posição, atrás de Londrina e Maringá (100%), Curitiba (98,78%) e Cascavel (98,55%). Foz do Iguaçu chega à 38.ª posição no ranking geral (ante 307.ª, em 2021), perdendo para cidades da região, como Toledo e Guaíra, que somam mais de 99%.
O secretário municipal da Transparência e Governança, Leandro Ricardino Correa, comemorou o índice. Disse que a “nota estava aquém do mínimo desejado, que é de 75%”, reconheceu, atribuindo a melhoria a um trabalho em grupo.
Entre os órgãos envolvidos, elencou, estão secretarias, diretorias e a empresa de software responsável pelo Portal da Transparência. “Em três meses, conseguimos atender à maioria dos itens de avaliação do Tribunal de Contas para a transparência dos municípios”, enfatizou o secretário.
Comentários estão fechados.