Quem perde ou extravia documento no Paraná tem no boletim de ocorrência on-line um serviço gratuito e simplificado ao cidadão, gerido pela Polícia Civil (PCPR). Neste ano, foram 122,9 mil relatos até outubro.
A orientação é que o boletim seja feito o mais rapidamente possível, assim que a falta do documento for percebida. Essa medida dá ciência à autoridade policial caso ocorra uso indevido do documento por golpistas.
O passo a passo para registrar o BO on-line é o seguinte:
- acessar o site www.policiacivil.pr.gov.br/bo;
- clicar na opção “Extravio ou Perda de Documento”;
- fornecer os dados pessoais e relatar quais foram os documentos extraviados; e
- fazer uma descrição do fato ocorrido.
Com o BO, já é possível solicitar a segunda via dos documentos extraviados ou perdidos. No caso de Carteira de Identidade, a 2.ª Via Fácil pode ser pedida por meio do site da PCPR.
“Caso não seja possível o registro on-line, o cidadão pode ir a uma delegacia da Polícia Civil”, informa a Agência Estadual de Notícias. Os endereços podem ser consultados no site da instituição.
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