Amantes das redes sociais e ultraconectados, os brasileiros estão entre os que ficam mais tempo conectados na internet, atrás apenas da Tailândia e Filipinas. São em média 9 horas e 14 minutos de acesso diários. A estimativa foi revelada após um levantamento realizado pela Hootsuite e We Are Social.
Outro dado acerca dos hábitos dos internautas brasileiros, dessa vez apresentado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil é o de que estamos cada vez menos dependentes do computador para o acesso à internet, o que segue a tendência global de usar smartphones para navegar, conforme afirma Celina Bottino, diretora de projetos do Instituto Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio).
“Na verdade, esta é uma tendência global. Mais pessoas do mundo inteiro têm usado o celular para se conectar à internet. Hoje, 39% da população do planeta, 2,9 bilhões de pessoas, usam o smartphone para acessar”, explicou.
O maior tempo conectado ao celular resulta em mais tempos nas redes sociais, especialmente nos aplicativo de trocas de mensagem. Além disso, o brasileiro também utiliza o celular para estudar ou trabalhar, ouvir músicas, realizar transações bancárias e até mesmo investimentos, hábito que tem crescido no país. Aliás, no Brasil, a corretora Olymp Trade é confiável e pode ser uma boa alternativa para quem quer se inserir no universo do FOREX e das negociações online. Esse passo, claro, pode resultar em ainda mais tempo no celular, portanto é necessário dosar bem o uso de aparelhos no dia a dia para que seja uma prática saudável e produtiva.
39% da população do planeta, 2,9 bilhões de pessoas,
usam o smartphone para acessar a internet.
Contrapontos entre classes sociais e regiões
Hoje, no Brasil, são os membros das classes C e D que utilizam o celular como modo de acesso mais rotineiro. As classes A e B, em geral, utilizam-se de outros dispositivos. O cenário é resultado do baixo custo dos dispositivos móveis, que passam a ser a opção mais viável para as camadas mais pobres da população. Aqui, a qualidade do sinal é outro fator decisivo. São os moradores rurais e das regiões Norte e Nordeste, onde é mais comum a ausência de uma estrutura para internet a cabo, que surgem entre os que acessam à internet apenas pelo celular.
Comentários estão fechados.