H2FOZ – Paulo Bogler
Estão abetas as inscrições para cerca de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2020. A seleção contempla as oportunidades não preenchidas nos processos regulares do fundo, realizadas neste ano.
Conforme o Ministério da Educação (MEC), as primeiras inscrições no Fies, de segunda-feira, 26, até as 23h59 do dia 27 de outubro, são exclusivas para interessados na graduação em áreas do conhecimento prioritárias. São cursos de saúde, engenharias, licenciaturas e ciência da computação.
A quem não está matriculado em instituição de educação superior, o prazo para inscrição no Fies vai até 3 de novembro. Universitários já matriculados terão até o dia 27 de novembro para pleitear o financiamento de sua formação.
As inscrições, pela internet, são realizadas exclusivamente na página do Fies http://fies.mec.gov.br/.
No início deste mês, o MEC havia suspendido as inscrições para vagas remanescentes do programa. Na ocasião, o órgão justificou a decisão alegando que “a alta procura pelas inscrições ocasionou sobrecarga e instabilidade no sistema”.
Desde 1999, o Fies oferece crédito para financiamento de cursos de ensino superior na rede privada de educação, em todo o país. São duas modalidades:
– Fies: para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, mantido pelo governo federal, sem previsão de juros sobre o recurso financiado.
– P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil): recursos são de fundos e bancos privados, havendo incidência de juros.
(Com informações do Ministério da Educação)
Comentários estão fechados.