Ensaio em túnel de vento aprova com louvor o projeto da Ponte da Integração

Teste de simulação em laboratório avaliou estabilidade e comportamento da estrutura da ponte.

Teste de simulação em laboratório avaliou estabilidade e comportamento da estrutura da ponte.

O projeto da Ponte da Integração Brasil-Paraguai foi aprovado com louvor em ensaios de túnel de vento, realizados neste mês no Laboratório de Aerodinâmica das Construções da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAC-UFRGS), o mais requisitado do País para testes em projetos arquitetônicos.

O objetivo foi analisar a ação do vento em diversos ângulos, utilizando maquetes que simulam a estrutura da ponte, que ligará Foz do Iguaçu a Presidente Franco, no Paraguai. A iniciativa é do governo federal, com recursos pagos pela margem brasileira da Itaipu e gestão do governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Os ensaios em túnel de vento são feitos para pontes, edifícios e várias outras estruturas cuja atuação do vento é relevante no seu dimensionamento e comportamento pós-construção.

Eles permitem aos engenheiros determinar a natureza e a intensidade das pressões e forças de vento que atuam sobre estruturas complexas ou localizadas em terrenos de condições complexas.

VENTOS FORTES

A Ponte da Integração, que no segundo semestre de 2022 ligará Foz do Iguaçu a Presidente Franco. Foto Marcos Labanca

Como Foz do Iguaçu está localizada na região com a velocidade de ventos mais alta do Brasil, um teste como esse se torna ainda mais essencial.

A simulação foi feita sob responsabilidade do professor Acir Mércio Loredo Souza, doutor em Engenharia e diretor do LAC-UFRGS, e acompanhada por representantes da Itaipu Binacional, do DER/PR, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Consórcio Ponte Brasil-Paraguai (Única/MPB/RMG), supervisor da obra, e do Consórcio Ponte Foz (Construbase/Cidade/Paulitec), executor dos trabalhos.

MAQUETE E PROTÓTIPO

O protótipo do tabuleiro da ponte passou pelos testes para avaliar estabilidade em relação aos ventos, que são muito fortes em Foz do Iguaçu. Foto Diretoria de Coordenação de Itaipu

Até então, os ensaios vinham sendo executados em uma maquete eletrônica durante toda a fase de projeto, mas agora, com o túnel, foi possível verificar fisicamente a ação do vento.

Para os ensaios, foram construídos dois protótipos em escala reduzida: um representando parte do tabuleiro e outro com a ponte completa.

Os protótipos representam em escala as formas geométricas das estruturas, massas e resistências dos materiais e são equipados com sensores, para medir quaisquer deslocamentos e deformações.

No ensaio com o protótipo do tabuleiro, foram avaliadas as velocidades do vento que podem levar à instabilidade da estrutura.

Um exemplo prático: o projeto inicial da Ponte foi alterado para incluir um guarda-corpo antisuicídio em todo o tabuleiro. A presença dessa estrutura modifica o comportamento da ponte em relação ao vento, e a simulação visa entender as interferências e modificações necessárias no projeto ou na própria execução para que seja mantida a estabilidade global da construção.

O teste também permitiu verificar a necessidade de incluir amortecedores de impacto entre as aduelas metálicas. O ensaio do túnel de vento comprovou que é possível dispensá-los.

A simulação ficou sob responsabilidade do professor Acir Mércio Loredo Souza. Foto Diretoria de Coordenação de Itaipu

PROTÓTIPO

No ensaio da ponte completa, são feitas as avaliações do comportamento não só da estrutura, mas também da topografia local, quando submetidas às mais variáveis cargas de vento.

A estrutura é girada de 15 em 15 graus dentro do túnel, para que possam ser avaliadas suas ações e reações em todas as direções dos ventos. A cada giro é necessário construir um novo cenário, representando o relevo do entorno da obra.

O ensaio foi para confirmar, mais uma vez, que a estrutura da segunda ponte está sendo projetada e executada com toda a segurança e estabilidade, de acordo com as normas e preparada para suportar qualquer intempérie. O resultado: projeto aprovado com louvor.

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