Ecomuseu

Mantido pela Itaipu Binacional, o Ecomuseu usa muita interatividade para contar a história da região, desde as ocupações humanas mais primitivas até a atualidade, passando pela construção da usina.

AVISO AOS LEITORES:
Em julho de 2024, o Ecomuseu estava fechado para reformas. Apenas duas mostras temporárias estavam disponíveis ao público, no anexo montado na parte frontal do edifício.

Museu é pioneiro no gênero, na América Latina

Mantido pela Itaipu Binacional, o Ecomuseu usa muita interatividade para contar a história da região, desde as ocupações humanas mais primitivas até a atualidade, passando pela construção da usina.
O museu lança mão de diversos recursos de informática e de exposição incomuns, como cenários fiéis ao passado, além de maquetes e totens eletrônicos.

Em atividade há 21 anos, o Ecomuseu foi reformulado em 2002 . O circuito museográfico foi dividido em módulos temáticos.

Como o de Gestão Ambiental, com aquários e Espaço Botânico, por exemplo. Outro destaque são as exposições permanentes que recriam os primórdios da região de Foz do Iguaçu do Lago de Itaipu com o uso de cenários em tamanho natural.

No módulo que conta a história da usina, os destaques são a réplica do eixo de uma turbina em atividade — com direito aos ruídos característicos do coração da usina — maquetes com o relevo e a geografia da região antes e depois da formação do reservatório, e um painel que homenageia as 40 mil pessoas que trabalharam na obra. Nesse, 4.500 fotos 3×4 dos operários se confundem com uma foto da hidrelétrica.

Mais um destaque do Ecomuseu são os terminais de informática que ajudam os visitantes a obter dados sobre o acervo e esclarecer dúvidas,tudo isso com um simples “click” sobre a tela. A ferramenta permite ao turista percorrer o circuito do museu no ritmo que lhe convier, sem a necessidade de estar sempre acompanhado de um guia.

Seguindo a tendência contemporânea, o Ecomuseu mantém ainda abertas para visitação suas reservas técnicas e um acervo representativo de flora, fauna, arqueologia e geologia, obtido em estudos e pesquisas realizadas pela Itaipu.

Também possui espaços para exposições temporárias, como o Espaço das Artes, que apresenta mostras de artistas regionais e convidados.

Serviços

Horários: Terça a domingo, das 8h30 às 17h30.

Valores: R$ 8,00 (adultos) e R$ 4,00 (entre 7 e 16 anos e acima de 60 anos)

Duração aproximada: de 40 min a 1h30.

Onde?

Avenida Tancredo Neves, 6001 – Foz do Iguaçu (Brasil).

Tem dúvida?

0800 645-4645 / fax (45) 3520-6398 / ctireservas@pti.org.br

ATRATIVOS RELACIONADOS

Itaipu Binacional

Visita Panorâmica

Iluminação da Barragem

Circuito Especial

Visita Institucional Técnico-científica

Test Drive Veículo Elétrico

Ecomuseu

Polo Astronômico

Porto Kattamaram

Refúgio Biológico Bela Vista

Canal da Piracema

© Portal H2FOZ – Todos os direitos reservados

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.