Moradora do Três Lagoas, a estudante Lunara da Silva Camargo, 19 anos, cursa o ensino médio de olho nas oportunidades para a formação profissional. Seus sonhos são parecidos com as aspirações de boa parte dos adolescentes e jovens de Foz do Iguaçu: estudar e trabalhar para entrar na vida adulta “de boas” e conquistar um espacinho neste mundão de meu Deus.
Fundada há 50 anos e estabelecida às margens da BR-277 desde a sua criação, a Idisa conhece muito bem a realidade dos adultos do seu bairro e entorno, mas quer estar presente ainda mais na comunidade. Após décadas priorizando a contratação de homens e mulheres da localidade, a empresa ampliou a visão e começou a abraçar os jovens locais.
Tal como na expressão “pensar globalmente, agir localmente”, a concessionária autorizada Mercedes-Benz idealizou e desenvolveu o projeto Educação e Empregabilidade, revela Danilo Vendruscolo, diretor da Idisa. A primeira turma se formou em dezembro, e lá estava Lunara ao lado dos seus colegas de escola e de outros três colégios.
VÍDEO: Estudantes ampliam horizontes e compartilham emoções!
De agosto a dezembro de 2023, o projeto, coordenado pela professora aposentada Elaine Vendruscolo, capacitou cerca de 40 meninos e meninas de três colégios públicos: Dr. Arnaldo Busatto, Cívico-Militar Sol de Maio e Cataratas do Iguaçu, além de um estudante do Colégio Estadual Antônio Ângelo Benedet, situado em Santa Terezinha de Itaipu, município vizinho a Foz.
Ciclo de 18 encontros fomenta futuro profissional
O projeto teve 18 encontros no auditório da Idisa, implementado no contraturno escolar, período da tarde, sem custos aos participantes. Uma vez por semana, a molecada se reuniu por uma hora e 30 minutos para aulas, palestras, dinâmicas de grupo e apresentações de cases de sucesso. Todos foram avaliados e receberam certificados. Aliás, muitos deles já convidados a trabalhar na concessionária.
Sob o conceito “educar para o trabalho, não para o emprego”, o projeto contou com o apoio do Núcleo Regional de Educação – Foz do Iguaçu, dos professores e técnicos dos quatro colégios. O conteúdo trabalhado em conjunto com a educação formal se propôs a contribuir no aprimoramento pessoal do educando com vistas ao seu futuro profissional.
Entre os temas abordados estão: responsabilidade civil (direitos e obrigações para cidadania e convívio social; associativismo e cooperativismo; empreendedorismo; ciências, tecnologias e sociedade; sustentabilidade ambiental; administração financeira; marketing e propaganda.
O conteúdo programático abordou também: planejamento; liderança, criatividade, capacidade reativa versus capacidade proativa; ética profissional; conhecimentos básicos de informática; leis de trânsito; conquistar e manter clientes; conceitos básicos de mecânica veicular pesada; elaboração de currículo e orientação vocacional.
“Esse projeto nasceu de um sonho de a gente mudar e contribuir para a educação desses jovens para o mercado de trabalho. O projeto foi além, ele serviu muito para a vida, para esses jovens buscarem a sua independência, buscarem a sua vida própria e despertarem o interesse de realmente ser uma pessoa com independência através do estudo e através da boa formação e dos princípios básicos, do valor de uma sociedade”, revela Danilo Vendruscolo.
Alunos compartilham transformações a partir do curso
“Foi o primeiro curso da minha vida. Foi um curso muito interessante, porque no colégio a gente não fala muito sobre os temas que foram abordados aqui. Eu achei uma coisa muito importante também que cada aula era uma pessoa, um profissional diferente e um tema diferente. Depois desse curso, tive uma visão do mercado de emprego muito mais aberta e ampla do que eu tinha antes. E isso vai mudar muito a minha vida.”
Lunara da Silva Camargo, Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto
“O curso que a Idisa disponibilizou para nós é muito importante tanto na carreira profissional como uma experiência para a vida. Com certeza muitos jovens aqui levarão para frente e nunca mais vão esquecer essa oportunidade que tiveram aqui. Vai abrir muitas portas para muitos jovens aqui nesta empresa.”
Lucas Ferreira da Costa, Colégio Estadual Antônio Ângelo Benedet
“De primeira eu não dei muita importância, mas falei: ‘Ah vou tentar, pode ser que agregue alguma coisa para mim’. E com certeza agregou muita coisa. A oportunidade que a Idisa trouxe pra gente foi única, foi uma oportunidade que com certeza mudará nossas vidas, a vida do bairro, do pessoal que participou, mas a vida de todo mundo, principalmente no mercado de trabalho.”
Ana Lara Radaelli, Colégio Estadual Cívico-Militar Sol de Maio
“O curso me ajudou a formar o meu caráter, minha personalidade. Tudo mudou nesse pouquíssimo tempo de curso. E para o meu bairro sei a importância, porque no meu bairro tem tantas pessoas jovens, que vão ingressar no mercado de trabalho e precisam disso pra ter uma melhora de vida, para crescer como pessoa, como profissional.”
Luísa Eduarda Gabriel, Colégio Cívico-Militar Sol de Maio
“Eu gostaria de agradecer muito a equipe pedagógica do Colégio Estadual Cataratas, uma equipe que incentivou a gente desde o começo também a vir ao curso. A qualquer falta, eles vinham perguntar o porquê que a gente faltou.”
Guilherme de Oliveira, Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu
Pai de aluno e NRE destacam projeto
“Hoje eu me sinto muito feliz, entendeu, porque assim, da onde eu venho, a gente não tem muito essa oportunidade. Hoje eu só tenho a agradecer, porque eu nunca tive isso e eu quero passar para o meu filho o que eu não tive. Hoje ele me traz muito orgulho em ter concluído esse curso. Eu tenho certeza que mais pra frente ele vai ser um profissional, então eu só tenho a agradecer mesmo.”
Elissandro Costa dos Santos, pai do aluno Lucas Ferreira da Costa
“Nós temos uma demanda muito grande na empregabilidade com os nossos alunos. Eles buscam, eles precisam trabalhar, eles precisam fazer estágios, para isso eles precisam muito dessa parceria. O que estão fazendo faz a diferença na vida dos nossos alunos, na vida, na comunidade. Para Foz do Iguaçu, com certeza, é um presente, um presente mesmo, muito obrigada. E que a parceria continue.”
Maria Lúcia Fidel, técnica pedagógica do Setor de Educação Profissional do Núcleo Regional de Educação – Foz do Iguaçu
Idisa e Três Lagoas, uma integração de longa data
O projeto Educação e Empregabilidade, direcionado ao aluno que está cursando o terceiro ano do ensino médio ou técnico, é o prosseguimento de uma política da Idisa. O curso é mais uma ação que leva em conta o papel social das empresas e dá continuidade ao desenvolvimento de atividades sociais na comunidade em que a empresa está inserida.
Diretor da Idisa, Jairo Vendruscolo realça que a firma sempre desenvolve ações para a Grande Três Lagoas. Além de priorizar os moradores do bairro nas contratações, destacam-se o incentivo financeiro aos empregados para aquisição da casa própria no bairro e melhoria do seu imóvel; apadrinhamento das crianças de creches para as festividades do Natal, entre outras ações.
Comentários estão fechados.