Nesta quarta-feira (22), 11 novos casos de covid-19 foram registrados em Foz do Iguaçu. Há exatamente um ano, neste mesmo dia, foram 130. Atualmente, 40 casos ativos da doença mantêm o alerta para a necessidade dos cuidados, mas o número é 15 vezes menor do que o “retrato” que tínhamos em 22 de dezembro de 2020.
A principal explicação para a diminuição dos casos (especialmente os mais graves) está no avanço da vacinação. Mais de 100% da população adulta está com o esquema completo de imunização. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, 39% estão completamente imunizados, e 89% tomaram a primeira dose.
Há um ano, ainda nenhuma dose da vacina havia sido aplicada no município. Nessa mesma data, tivemos quatro mortes em decorrência da doença (no dia anterior foram oito). Tempos sombrios, visto que em todo o mês atual ocorreram três mortes em 22 dias.
Os profissionais da saúde sentiram a queda no número de internações de pacientes com covid-19. Um ano atrás, 87,37% dos leitos de UTI dedicados ao tratamento da doença estavam ocupados em Foz. Atualmente são 35%. E tem um detalhe importante: eram 95 leitos dedicados, hoje são 40, ou seja, menos da metade.
Comentários estão fechados.