Controle social da aplicação de recursos públicos será debatido em evento da Unioeste/Foz

Tema vai ser apresentado na 1ª Semana de Ciências Sociais Aplicadas da universidade por Thyago Klipe, coordenador do Observatório Social.

Tema vai ser apresentado na 1ª Semana de Ciências Sociais Aplicadas da universidade por Thyago Klipe, coordenador do Observatório Social.

O trabalho do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) de monitoramento da aplicação dos recursos públicos municipais será apresentado na 1ª Semana de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Foz). O diálogo ocorrerá quinta-feira, 18, às 8h30, com transmissão on-line.

Com o tema “Inovação nas Ciências Sociais Aplicadas”, a programação foi organizada pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), que reúne os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Hotelaria e Turismo. A exposição para estudantes, professores e comunidade sobre as atividades do OSB – FI ficará a cargo do coordenador da entidade, Thyago Klipe.

A apresentação demonstrará como as ações do Observatório Social resultaram em economia aos cofres públicos iguaçuenses, de R$ 59 milhões, entre 2011 e 2020. O funcionamento da organização da sociedade civil e os procedimentos para os interessados em atuar como voluntários também farão parte do painel com os acadêmicos.

“Queremos que a comunidade acadêmica iguaçuense abrace a nossa entidade, vindo ser voluntária”.

“A universidade reúne cabeças pensantes, professores e estudantes que oferecem novas ideias e soluções. Por isso a importância dessa integração”, enfatiza o presidente do Observatório Social, Danilo Vendruscolo. “Queremos que a comunidade acadêmica iguaçuense abrace a nossa entidade, vindo ser voluntária”, convoca.

Integração dos cursos e da comunidade

Um dos propósitos é oportunizar a integração e o debate entre acadêmicos, docentes, profissionais e comunidade em geral. “Desse modo, entendemos que a participação do Observatório Social, popularizando as suas diversas e importantes ações, contribui com os objetivos do evento”, afirma o diretor do CCSA e coordenador-geral do evento, Valdir Serafim Junior.

Conforme o professor, a apresentação da entidade iguaçuense de controle social na 1ª Semana de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste/Foz amplifica o debate. “Essa participação incentiva a cidadania e a participação popular, oportunamente contribuindo para o diálogo e o fortalecimento da gestão pública”, aponta Valdir.

Coordenadora de Ensino do CCSA e subcoordenadora do evento, a professora Cecília Oderich explica que a 1ª Semana de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste/Foz promove a integração entre os cursos do centro e a comunidade externa. O formato virtual, explica, amplia o público inserido nos debates, inclusive de outras cidades.

“O evento enfatiza o tema da inovação nas ciências sociais aplicadas, inclusive em um contexto de reflexão e engajamento frente aos desafios que temos na sociedade”, expõe a docente. “Daí a importância de conhecermos e divulgarmos o trabalho do Observatório Social”, conclui Cecília.

Sobre o expositor

Coordenador do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu, responsável pela equipe técnica da entidade, Thyago Klipe é bacharel em Direito e possui graduação no curso de idioma Inglês. Participou de formações ministradas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Controladoria-Geral da União (CGU) e Observatório Social do Brasil (OSB).

Apresentação das ações do Observatório Social
1ª Semana de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste/Foz
Data: 18 de outubro (quinta-feira), às 8h30
Transmissão ao vivo: canal do CCSA no YouTube

Material de divulgação do evento – Foto: Reprodução
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.