A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) autorizou o aumento de 8,23% da conta de água da Sanepar, após concluir o processo de revisão tarifária. Os contribuintes passarão a pagar mais caro pelo serviço a partir de 17 de maio.
Segundo a agência, o índice contempla a atualização da tarifa do saneamento básico e o reajuste anual de 2023. Para chegar ao percentual, foram avaliados custos e investimentos da companhia, projeções de mercado, ativos, entre outros, diz a Agepar.
O aumento concedido “também considera outros aspectos, como os investimentos futuros que a Sanepar realizará em busca da universalização do atendimento à população”, explicitou a agência reguladora. Não foram descritos quais projetos são.
Sustenta a Agepar que, para chegar aos 8,23% de aumento da fatura, levou em consideração o resultado de audiência pública promovida em abril. “A tabela com os novos valores, referentes a cada segmento e faixa de consumo, será publicada”, completou.
O aumento do custo de serviços públicos essenciais impacta principalmente o orçamento familiar da população dos estratos populares. Esses reajustes, somados à inflação de alimentos, elevam o custo de vida.
Comentários estão fechados.