As contribuições devem ser encaminhadas pela internet para a Anatel; requisitos são para o padrão “USB tipo C”.
Está aberta, por meio da internet, consulta pública para definir requisitos técnicos de padronização dos carregadores de telefones celulares no padrão “USB tipo C”. As contribuições podem ser enviadas, até 26 de agosto, para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O órgão explica que a medida ocorre após projeto do parlamento da Europa incluir critérios “para harmonização de interface de carregamento por cabo de diferentes equipamentos, inclusive telefones celulares”. Os aparelhos deverão integrar interface de carregamento harmonizada, baseada no padrão “USB tipo C”.
“O modelo foi escolhido por ser utilizado pela maioria dos fabricantes globais e possuir normatização internacionalmente reconhecida”, informa a Agência Brasil (ABr). Instâncias legislativas de outros países também já solicitaram medidas parecidas com a europeia.
Ao definir padrão de carregadores de celular, o Congresso dos Estados Unidos quer, por exemplo, dispensar custos desnecessários ao consumidor e reduzir lixo eletrônico.
No Brasil, de acordo com a Anatel, proposta similar ao mercado internacional foi criada. Ela abrange “carregadores de telefones celulares cuja implementação depende da atualização dos requisitos técnicos vigentes na agência para a avaliação da conformidade de telefones e carregadores celulares”, cita a ABr.
Comentários estão fechados.