Parceria e compartilhamento de informações são o caminho para avançar em solução de problemas comuns aos estados. Esse é um dos consensos entre participantes do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, que acontece nesta segunda e terça-feira (20 e 21) em Foz do Iguaçu.
LEIA TAMBÉM: Governador destaca o papel da imprensa durante evento de comunicação em Foz do Iguaçu
A terceira edição do evento reúne gestores, profissionais e especialistas em comunicação. Os debates apontam que comunicação pública tem papel central na democracia, além de ser uma aliada da transparência das ações governamentais, da entrega da informação correta ao cidadão e do combate às fake news.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PR) prestigiou a abertura do evento, reforçando a relevância da comunicação e da imprensa regional. “É importante para o dia a dia de qualquer cidadão, para levar a verdade e a informação justa. E o governo deve dialogar para o fortalecimento da imprensa local, que é a porta-voz de tudo o que acontece na cidade”, frisou.
O secretário da Comunicação da Bahia, André Curvello, que preside o fórum, enalteceu a comunicação pública para o fortalecimento do processo democrático brasileiro. “É uma ferramenta que pode contribuir muito para o desenvolvimento político, social e econômico do Brasil, como no combate às fake news e na prestação serviços”, expôs.
Secretário da Comunicação do Paraná, Cleber Mata destacou a importância da transparência, já que as pastas estaduais da área somam juntas mais de R$ 1 bilhão por ano em recursos públicos. “Temos muitos instrumentos nesses intercâmbios culturais que podem melhorar a performance das secretarias, aprendendo com o que os outros estados estão fazendo de melhor”, enfatizou.
Visão de futuro
Para Igor Marques, que chefia a Secretaria de Comunicação do Rio de Janeiro, o encontro é o momento de consolidação do grupo interestadual com vistas ao futuro. “Estamos consolidando uma frente com todos os secretários de Comunicação do Brasil para que possamos deixar um legado às próximas gestões. Tratamos da importância de uma interlocução maior e a criação de uma frente de combate às fake news, que é uma realidade que todos os governos estaduais enfrentam”, pontuou.
Publicidade
Os mais de 20 estados brasileiros reunidos no Paraná também refletem sobre a aplicação de recursos em publicidade e a relação dos recursos gastos com os órgãos de controle e fiscalização. “Temos que discutir de que forma a gente pode aplicar os recursos de maneira eficiente e também questões administrativas relacionadas. Somos ordenadores de despesas e precisamos justificar aos tribunais de contas”, disse o secretário de Tocantins, Márcio Rocha.
Fórum de comunicação
Mais de 20 estados estão representados no 3.º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, realizado em Foz do Iguaçu. O objetivo é incentivar a participação dessas pastas na formulação e execução de políticas públicas de comunicação, além do intercâmbio de profissionais de todo o Brasil.
A programação inclui palestras e debates com a participação de gestores, especialistas e profissionais de comunicação. São abordados temas como regulamentação do investimento em jornalismo, transparência e boas práticas na publicidade digital, e a relação dos governos com a imprensa das multiplataformas.
Programação desta terça-feira:
9h: abertura com o ministro da Casa Civil, Rui Costa
Do gabinete ao cidadão: o desafio de comunicar a população das ações governamentais
9h30: Arlei Bueno (senior manager Similarweb)
Notícias e mídia no Brasil: a qualificação do investimento
10h30: Rodrigo Hornhardt (gerente de Integração e Planejamento de Jornalismo SBT)
Telejornalismo multiplataforma e a relação com os governos
11h: Deliberações finais do conselho
12h: assinatura da Carta Foz com a presença do vice-governador Darci Piana
14h: encerramento
Comentários estão fechados.