Comércio de Ciudad del Este não vai acatar retorno à fase zero da quarentena

Segundo o porta-voz da categoria, os empresários são a favor de controles sanitários e de multa para quem não cumprir as medidas.

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

A Câmara de Comércio de Ciudad del Este anunciou nesta terça, 14, num programa da rádio paraguaia Universo 970, que os comerciantes não vão acatar um possível decreto do governo que estabeleça o retorno do país à fase zero da quarentena, informa o jornal Hoy.

O porta-voz da Câmara, Iván Airaldi, disse que tem conhecimento da intenção do governo de retroceder o país ao fechamento total, devido ao aumento crescente de casos de covid-19.

“Nos sindicatos, concordamos em não acatar nenhum retrocesso de fase, devido à crise econômica que a região atravessa. Ainda estamos em fase de recuperação. O governo não chegou a atender com crédito e não chegaram as ferramentas como se havia planejado. Estamos fazendo o possível com o que temos”, disse.

Os comerciantes, segundo Airaldi, são favoráveis a que se busque o equilíbrio entre a saúde e a economia. Nesse sentido, sugeriu que as autoridades apliquem controles para o cumprimento das medidas sanitárias, especialmente nos locais de diversão, afim de reduzir os contágios. E que haja multas para quem infringir as normas.

Para o empresário, deve-se aprender a trabalhar com a covid-19, já que o panorama é ainda incerto, pois não se sabe que efeitos terá a vacina e tampouco a data em que chegará ao Paraguai.

Ele criticou o governo porque até agora não foi possível criar uma comissão de crise entre os empresários e setores do governo para alinhar ações. E disse que o governo deve adotar ações para ajudar as pequenas e médias empresas golpeadas pela pandemia, para “voltar a mover a roda da economia”.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.