Novo sistema possibilita alterar foto, assinatura, nome e filiação de modo on-line, sem a pessoa precisar sair de casa.
Com a ampliação empreendida pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) do serviço 2ª Via Fácil do Registro Geral (RG), o cidadão encontra mais facilidades ao emitir o documento pessoal. O novo sistema possibilita alterar fotografia, assinatura, nome, sobrenome e filiação, de forma on-line.
Segundo a PCPR, a ferramenta desenvolvida pela Celepar assegura que todo o trâmite de alteração ou reemissão do RG possa ser feito sem a pessoa sem sair de casa, por meio de procedimentos remotos e seguros. Apenas a retirada do documento é feita no posto de identificação.
Somente nas primeiras 24 horas do novo sistema, implementado nessa terça-feira, 11, foram emitidas 553 carteiras de identidade no Paraná. A solicitação de nova via do RG pode ser realizada por pessoas que já possuam o documento. O serviço de reimpressão da 2ª Via Fácil sem alteração de dados e foto continua ativo.
2ª Via Fácil do RG
O pedido de emissão da 2ª Via Fácil pode ser a partir de um aparelho celular, tablet ou computador. O sistema é acessado em www.policiacivil.pr.gov.br, na aba “documentos”, ou diretamente aqui, neste link. Os documentos a serem anexados podem estar no formato PDF ou jpeg, com até cinco megabytes.
A fotografia deverá ser encaminhada em formado jpeg e com tamanho máximo de cinco megabytes. “O serviço é intuitivo e apontará alterações que precisarão ser feitas, caso os arquivos estejam fora do padrão”, esclarece a PCPR.
“Pessoas que tenham atualizado recentemente a foto e outros dados no sistema do Detran podem fazer o pedido de reimpressão do RG”, informa a Polícia Civil do Paraná. Isso ocorre porque a integração dos dados é feita de forma automática no estado.
Comentários estão fechados.