Mais jovem, deputada é eleita aos 22 anos; bancada feminina dobra e será a maior já registrada.
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) registrou uma taxa de renovação de 44,5% no pleito de 2 de outubro, e 30 dos 54 deputados estaduais seguirão com mandato a partir de janeiro do próximo ano. Dos que não retornarão à Casa de Leis, três terão vaga na Câmara Federal.
ntre os 24 novos deputados a serem empossados na legislatura 2023–2026, sete não são novatos e já cumpriram mandatos anteriormente no parlamento estadual. Na lista figuram nomes como Hussein Bakri (PSD) e Ney Leprevost (União), que já foram líder e secretário de Governo.
O PSD, partido do governador reeleito Carlos Massa Ratinho Junior – que ao todo deverá reunir 40 parlamentares na base de apoio –, elegeu a maior bancada: 15 deputados. O PT, o maior partido da oposição, elevou o número de eleitos na ALEP de quatro para sete.
Mais jovem integrante da Assembleia Legislativa, Ana Júlia (PT) foi eleita com 22 anos, ela que é de Curitiba e foi uma liderança das ocupações de escolas no estado. O deputado mais idoso será Tercílio Turini (PSD), com 78 anos, médico e professor universitário no Norte do Paraná.
Líder do governo da Assembleia, o deputado Marcel Micheletto (PL) entende que o resultado das urnas reflete o trabalho feito pela base da gestão. “A eleição é resultado de muito trabalho e dedicação. É uma demonstração de força do governo”, avaliou.
Já o líder da oposição, deputado Arilson Chiorato (PT), destacou o aumento da bancada do partido. “Estamos felizes com a votação. Mais que dobramos os votos. Conseguimos fazer o aumento da bancada. Na Assembleia, serão sete estaduais”, refletiu.
Bancada de mulheres
A bancada feminina na ALEP dobrou de tamanho, passando de cinco para dez deputadas, mas ainda segue longe da representatividade correspondente ao número de eleitores. As mulheres não maioria do eleitorado paranaense, com percentual acima de 52%.
A próxima legislatura terá as deputadas Ana Júlia (PT), Cantora Mara Lima (Republicanos), Cloara Pinheiro (PSD), Cristina Silvestri (PSDB) e Flávia Francischini (União). A lista inclui Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSDB), Marcia Huçulak (PSD), Maria Victoria (PP) e Marli Paulino (Solidariedade).
Bancadas por partido
As legendas do PSD, PT e União Brasil terão as maiores bancadas na Assembleia Legislativa do Paraná, constituindo uma correlação de forças entre situação e oposição amplamente favorável a Ratinho Junior. A composição é a seguinte:
PSD: 15 deputados estaduais;
PT: 7;
União Brasil: 7;
Progressistas: 5;
PL: 5;
Republicanos: 3;
PSDB: 2;
MDB: 2;
PROS: 2;
Podemos: 2;
Solidariedade: 1;
PDT: 1; e
Cidadania: 1;
PSB: 1.
Comentários estão fechados.