Foz do Iguaçu é conhecida por ser uma cidade multicultural, e um reflexo dessa diversidade está na quantidade de locais para as pessoas professarem a sua fé. Conforme dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE, são 450 opções de igrejas, mesquitas, templos e terreiros espalhadas pela Terra das Cataratas.
O número de locais religiosos supera o de estabelecimento de saúde, como hospitais e clínicas (317), e de instituições de ensino, como escolas, creches e universidades (230).
A maior parte dos endereços contabilizados em Foz é referente a domicílios particulares (116.539). O levantamento mostra ainda que a cidade possui mais de 15 mil estabelecimentos de outras finalidades (como lojas, comércios e prédios públicos) e mais de três mil edificações em construção. Ainda constam na lista domicílios coletivos (como pensões a asilos) e estabelecimentos agropecuários.
Pela primeira vez na história do levantamento, o IBGE mapeou todos os tipos de edificações que compõem o Brasil. O H2FOZ produziu um mapa interativo com as coordenadas geográficas dos 136.826 pontos levantados em Foz do Iguaçu durante o Censo 2022. Confira abaixo:
Dados nacionais
No Brasil, o número de templos religiosos supera a soma de escolas e hospitais. São 580 mil locais de devoção contra 264,4 mil instituições de ensino e 247,5 mil unidades de saúde.
Principais tipos de endereços no Brasil:
- domicílios particulares: 90,6 milhões;
- estabelecimentos de outras finalidades (lojas, prédios públicos e culturais): 11,7 milhões;
- estabelecimentos agropecuários: 4 milhões;
- edificações em construção: 3,5 milhões;
- estabelecimentos religiosos: 579,7 mil;
- estabelecimentos de ensino: 264,4 mil;
- estabelecimentos de saúde: 247,5 mil;
- domicílios coletivos: 104,5 mil.
Com certeza tem mais bares do que templos e escolas também.
Escolas são para crianças. os bares para os adultos e os templos para todas as idades. 🙂