H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta
Sabe aquele cenário incrível que as Cataratas do Iguaçu oferecem, quando há água em abundância? Pois ele está de volta, em todo o esplendor possível.
As chuvas dos últimos dias, em todo o Paraná, tornaram o Rio Iguaçu novamente fértil, abundante de água tanto pra produzir energia em suas usinas quanto pra gerar espetáculo em sua foz.
Nesta sexta-feira, 21, o monitoramento hidrológico feito pela Copel registrava, às 13h, a vazão de 2.150 metros cúbicos (m³/s). Isso representa mais de 30% acima da vazão considerada normal, que gira em torno de 1.400 a 1.600 m³/s. É muita água!
Em abril, a longa estiagem que o Paraná e Santa Catarina atravessavam quase “secou” o Rio Iguaçu. Nas Cataratas, a vazão chegou a cair para menos de 200 m³/s.
Foi possível observar detalhes dos paredões que o turbilhão de água esconde, esculturas que já há alguns dias desapareceram.
Se você tiver oportunidade, não perca a chance de conhecer ou revisitar as Cataratas do Iguaçu, neste sol brilhante de inverno e com aquele gostinho que a gente sente ao matar a saudade do que é belo.
Se você mora em Foz ou nos municípios vizinhos, aproveite o Passe Comunidade. Acesse o link para mais informações: passe comunidade
Veja mais fotos de Nilton Rolin, um fotógrafo que conhece e é apaixonado pelas belezas do Parque Nacional do Iguaçu. O difícil é escolher qual foto ou ângulo se destacam.
Comentários estão fechados.