Procedimentos clínicos feitos por médicos-veterinários são gratuitos.
O programa do município de castração gratuita de cães e gatos realizará 388 cirurgias, em 13 datas, a partir de sábado, 30. Os procedimentos serão feitos na Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde, o Castramóvel.
A ação da prefeitura ocorre por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (Diba). A primeira edição dos serviços ocorrerá no Centro Escola-Bairro Francisco Bubas, no Porto Meira, com previsão de castração de 30 animais previamente cadastrados por seus tutores.
Segundo a gestão municipal, juntamente com os procedimentos, serão desenvolvidas ações educativas com tutores de cães e gatos. As cirurgias serão feitas por médicos-veterinários de uma clínica contratada pela administração iguaçuense.
A empresa veterinária é a responsável pela gestão dos atendimentos, o que inclui contato telefônico com os tutores já cadastrados. A prioridade, conforme a Agência Municipal de Notícias (AMN), são pessoas de baixa renda que possuem animais, protetores e entidades.
Para a esterilização, os animais precisam ter de 5 meses a 7 anos de idade, com peso máximo de 6 quilos (gatos) e 15 quilos (cães). “No dia da cirurgia, os animais passarão por uma avaliação clínica e, estando em condições orgânicas adequadas, passarão pelo procedimento cirúrgico”, relata o médico-veterinário e responsável técnico pelo programa, Carlos Eduardo de Santi.
Comentários estão fechados.