Ato público organizado pela comunidade árabe-palestina pede paz entre povos e nações.
A comunidade árabe-palestina nas Três Fronteiras promoveu carreata neste sábado, 22, para reafirmar a solidariedade ao povo palestino. A atividade reuniu cerca de 50 veículos, que seguiram pelas principais ruas de Foz do Iguaçu, com faixas e bandeiras pedindo paz entre os povos e nações.
O trajeto teve início na Avenida Duque de Caxias e seguiu pelas avenidas Paraná, Jorge Schimmelpfeng e JK, onde ocorreu um breve ato público, na terceira pista dessa via. Segundo a organização, aproximadamente 150 pessoas participaram, entre árabes e brasileiros.
A mobilização foi promovida pela Sociedade Árabe-Palestina Brasileira de Foz do Iguaçu e Federação Árabe-Palestina do Brasil (Fepal).
“Foi um ato pacífico com um único propósito: divulgar a paz através da causa Palestina”, descreveu ao H2FOZ Fawzi Abdallah, integrante da Sociedade Árabe-Palestina. Segundo ele, trata-se de uma “causa humanitária, de todos os amantes da paz”, apontou.
Há dias, o Exército de Israel iniciou repressão contra palestinos em Jerusalém, os quais protestavam contra o que consideram um processo de ocupação conduzido pela nação vizinha. A eles, sucederam-se bombardeios sobre cidades palestinas e ações militares que foram intensificadas desde a semana passada. Foram lançados foguetes contra o território de Israel, na fronteira.
Houve grande desproporção no emprego de forças, favoravelmente aos israelenses. O número de vítimas e o volume de destruição causada nas cidades também foram altos no lado palestino, como reportam a imprensa e organismos internacionais. Uma trégua foi anunciada nessa sexta-feira, 21.
Na mesquita em Foz
No último dia 14, a comunidade árabe iguaçuense havia realizado ato em solidariedade aos palestinos, condenando os ataques militares promovidos por Israel. Foram projetadas, na cúpula da Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, que fica em Foz do Iguaçu, as bandeiras do Brasil e da Palestina, além de mensagens de apoio.
Marco Zero
Notícias sobre violência entre palestinos e israelenses ganham grande destaque por causa da brutalidade. Quem veio explicar e debater sobre esse assunto conosco foi o jornalista Ali Farhat no Marco Zero, programa conjunto do H2FOZ e Rádio Clube FM.
Comentários estão fechados.