Cacique que incitou atos antidemocráticos está preso em Foz

Foragido na Argentina, ele foi detido e encaminhado à Polícia Federal

O cacique José Acácio Serere Xavante está detido na Polícia Federal (PF) de Foz do Iguaçu. Ele foi preso no domingo, dia 22, por volta das 18h30, na região de fronteira com a Argentina, segundo a PF.  

A PF informou que  havia um mandado de prisão em aberto expedido pelo Supremo Tribunal Federal – STF contra Xavante por descumprimento de medidas cautelares relacionadas a condenação dele por incitação a atos antidemocráticos.

Ele estava foragido e foi localizado por policiais argentinos na região de fronteira e entregue à PF. Na tarde desta segunda-feira foi realizada uma audiência de custódia e a prisão de Serere foi mantida.

O indígena, que é pastor, havia sido foi preso pela primeira vez em 12 de dezembro de 2022, após ser apontado como um dos responsáveis por uma onda de protestos em Brasília no dia da diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em setembro de 2023 ele saiu da prisão sob a condição de usar tornozeleira eletrônica. No entanto, acabou fugindo para a Argentina para conseguir asilo político.  

Conforme a Agência Brasil, a PF informou que cerca de 60 brasileiros com envolvimento em atos antidemocráticos fugiram para a Argentina após romper a tornozeleira eletrônica. A maioria é investigada por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.