Estimativa é que 6 carretas e de 10 a 15 veículos tenham sido soterrados pela lama; uma morte foi confirmada.
O trabalho de resgate e atendimento às vítimas de deslizamento de terra na BR-376, em Guaratuba (PR), envolve 54 bombeiros, três cães farejadores e equipes da Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. Também atuam engenheiros de uma concessionária.
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil atua no deslizamento de terra na BR-376 para atender vítimas
Detalhes da operação foram apresentados pelo Governo do Paraná, na manhã desta terça-feira (29), em coletiva de imprensa. Estima-se que 6 carretas e de 10 a 15 veículos tenham sido soterrados pela lama, que atingiu um trecho de cerca de 200 metros nos dois lados da pista.
Até o momento, uma morte foi confirmada, relatou a Agência Estadual de Notícias (AEN). “O local é de difícil acesso e as chuvas que ainda caem na Serra do Mar prejudicam os trabalhos de avaliação dos danos”, enfatiza o órgão público de comunicação.
O Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) dos bombeiros opera no local com cães farejadores em busca das vítimas. Com o uso de máquinas, estão sendo retirados terra e entulhos. Aeronaves foram deslocadas para ajudar na operação.
A gestão estadual criou um gabinete de crise para dar maior agilidade às ações e concentrar as decisões tomadas. As três principais rodovias que conectam Curitiba (a capital do estado) ao litoral estão com interdição total (BR-276 e Graciosa) ou parcial (BR-277).
O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco, explicou que a corporação está trabalhando com um número cauteloso de bombeiros devido às condições críticas. “Conforme evolua as condições de segurança, vamos aumentar a equipe de resgate, chegando a mais de cem bombeiros”, salientou.
O governo promete boletins diários com atualizações sobre a tragédia. Há previsão de chuva na área litorânea para os próximos dias, por isso as autoridades recomendam que deslocamentos para a área sejam evitados, pelo perigo e para não atrapalhar os socorros.
Telefones
O Governo do Paraná divulgou dois telefones de atendimento para familiares das vítimas do deslizamento de terra na BR-376. São eles:
- 0800-282-8082 (Centro Integrado de Comando e Controle); e
- (41) 3361-7242 (Polícia Científica).
Comentários estão fechados.