Aviso: população deve cumprir protocolos sanitários para que Natal de Luzes possa continuar

Itaipu e Prefeitura pedem o apoio da comunidade. A visita deve ser feita de carro, pelo circuito temático de 600 metros. Quem passar a pé deve seguir rigorosamente as recomendações de prevenção.

De carro, com distanciamento e toda a segurança necessária, milhares de pessoas já se encantaram com o Natal de Luzes da Itaipu, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A.

O primeiro fim de semana da apresentação foi um sucesso. Desde sábado (5), quem passa pelo local pode apreciar a projeção na fachada da Catedral, a iluminação, música e decoração temáticas. O drive-thru no circuito de 600 metros funcionou muito bem, sob a supervisão do Foztrans e da Polícia Militar.

Por drone, imagens do drive thru no final de semana, em frente à Catedral. Crédito: Vision Art/Itaipu

Algumas pessoas, no entanto, estão passando pelo local a pé. A Itaipu e a Prefeitura de Foz do Iguaçu reforçam a orientação de que a visita ao Natal de Luzes seja feita de carro, pelo circuito drive-thru.

Quem passar pelo local a pé, no entanto, deve seguir rigorosamente as recomendações de prevenção do contágio com o novo coronavírus, como evitar aglomerações e preservar ao máximo o distanciamento, além do uso obrigatório de máscaras e, sempre que possível, álcool em gel nas mãos.

Na entrada do circuito drive thru, a recepção dos artistas da trupe Luz da Lua. Fotos Sara Cheida

A Itaipu estuda a possibilidade de colocar à disposição da população, seguindo rigorosos protocolos, as carretinhas usadas no circuito turístico do Refúgio Biológico Bela Vista, para que mais pessoas também tenham a oportunidade de fazer o drive thru.

“Tudo está sendo preparado com muito carinho e responsabilidade, mas se a comunidade não continuar colaborando, cuidando uns dos outros, a programação poderá sofrer alterações”, diz a superintendente de Comunicação Social e de Turismo da Itaipu, Patrícia Iunovich.

Nesta segunda-feira (7), a coordenação do evento fez um balanço do primeiro fim de semana do Natal de Luzes. “O resultado foi bastante positivo, porque a população entendeu a proposta e tem aderido ao sistema”, afirma Patrícia.

Para o prefeito em exercício Nilton Bobato, as pessoas estão passando por um período bastante difícil e a Itaipu soube, com criatividade, oferecer um Natal seguro para a população.

“Mas é preciso redobrar a atenção aos protocolos, com distanciamento e uso de máscara, para que todos possam aproveitar o Natal com segurança.”

Segurança

Quem vai a pé assistir ao espetáculo e conhecer a decoração, deve cumprir todos os protocolos de segurança. Fotos Sara Cheida

Todos os detalhes foram pensados considerando o avanço da covid-19. A cerimônia de abertura, no sábado, por exemplo, respeitou os protocolos de enfrentamento da doença, com transmissão online do evento pelos canais da Itaipu no Youtube e no Facebook.

Na primeira noite do espetáculo, o Foztrans, que está apoiado no ordenamento do fluxo, chegou a contabilizar mais de 300 carros por hora.

O principal destaque da festa são as projeções mapeadas nas fachadas da catedral, que serão apresentadas até o dia 23, das 20h às 22h30. Uma estrela-guia conecta alguns dos principais ícones da região, como as Cataratas, usina de Itaipu, Marco das Três Fronteiras e Mesquita, entre outros. Também são transmitidas mensagens de otimismo e esperança.

A produtora responsável pela apresentação é a Visualfarm, empresa de São Paulo (SP) pioneira no Brasil na criação de espetáculos públicos projetivos e no uso do video mapping (mapeamento de vídeo), e responsável pela aplicação da técnica no Cristo Redentor.

O espetáculo é gratuito (mas quem quiser pode contribuir com um quilo de alimento não perecível).

O circuito drive-thru irá permanecer enquanto estiver em vigor o decreto do governo estadual que restringe eventos com mais de 10 pessoas em lugares públicos. Depois do dia 23, os atrativos natalinos montados ao redor da catedral ficam no local até o dia 5 de janeiro.

Veja o roteiro do drive thru

 

Não é proibido ir a pé ver como é o Natal de Luzes, mas tem que tomar os cuidados necessários. Foto Sara Cheida
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.