Repatriação: avião da FAB parte para o Líbano

Voo saiu de Lisboa na manhã deste sábado, 5, e trará de volta ao Brasil 220 pessoas

Apoie! Siga-nos no Google News

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que resgatará brasileiros no Líbano decolou às 6h55 de Lisboa neste sábado, 5, com destino a Beirute. A previsão de chegada da aeronave era para 11h (horário de Brasília).

O avião KC-30 sairia de Portugal na sexta-feira, 4, mas a viagem foi reprogramada por motivo de segurança. Os ataques israelenses se intensificaram na noite de quinta-feira, 3, atingindo áreas próximas ao aeroporto de Beirute.

Conforme a Embaixada Brasileira no Líbano, cerca de três mil brasileiros manifestaram a intenção de retornar ao Brasil. A estimativa da colônia árabe-libanesa de Foz do Iguaçu é de que pelo 25% a 30% venham para a cidade.

A colônia árabe-libanesa em Foz é a segunda maior do Brasil depois da de São Paulo (SP). Pelo menos 90% dos imigrantes e descendentes têm parentes no Líbano.

Nesse primeiro voo, 220 pessoas serão repatriadas. As informações sobre a data de chegada ao Brasil não foram divulgadas. O governo brasileiro ainda anunciou que a intenção, nesta primeira fase da Operação Raízes de Cedro, é trazer de volta ao país pelo menos 500 pessoas por semana. Atualmente, cerca de 21 mil brasileiros vivem no Líbano, conforme o Itamaraty.

Segundo o governo libanês, cerca de 1,2 milhão de pessoas tiveram que sair de casa após o início dos ataques israelenses no Sul do Líbano, no Vale do Bekaa. Nessa região vive boa parte dos parentes da comunidade árabe da fronteira.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.