O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que resgatará brasileiros no Líbano decolou às 6h55 de Lisboa neste sábado, 5, com destino a Beirute. A previsão de chegada da aeronave era para 11h (horário de Brasília).
O avião KC-30 sairia de Portugal na sexta-feira, 4, mas a viagem foi reprogramada por motivo de segurança. Os ataques israelenses se intensificaram na noite de quinta-feira, 3, atingindo áreas próximas ao aeroporto de Beirute.
Conforme a Embaixada Brasileira no Líbano, cerca de três mil brasileiros manifestaram a intenção de retornar ao Brasil. A estimativa da colônia árabe-libanesa de Foz do Iguaçu é de que pelo 25% a 30% venham para a cidade.
A colônia árabe-libanesa em Foz é a segunda maior do Brasil depois da de São Paulo (SP). Pelo menos 90% dos imigrantes e descendentes têm parentes no Líbano.
Nesse primeiro voo, 220 pessoas serão repatriadas. As informações sobre a data de chegada ao Brasil não foram divulgadas. O governo brasileiro ainda anunciou que a intenção, nesta primeira fase da Operação Raízes de Cedro, é trazer de volta ao país pelo menos 500 pessoas por semana. Atualmente, cerca de 21 mil brasileiros vivem no Líbano, conforme o Itamaraty.
Segundo o governo libanês, cerca de 1,2 milhão de pessoas tiveram que sair de casa após o início dos ataques israelenses no Sul do Líbano, no Vale do Bekaa. Nessa região vive boa parte dos parentes da comunidade árabe da fronteira.
Comentários estão fechados.