Arquivo Público contribui para obtenção de dupla cidadania

Acervo reúne aproximadamente cem mil documentos sobre imigração no Paraná, maior parte digitalizada.


O Arquivo Público do Paraná ajuda moradores em processos de obtenção de dupla cidadania. Acervo reúne aproximadamente cem mil documentos sobre imigração, maior parte digitalizada.

O órgão é ligado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. E registra que 90% das solicitações dizem respeito a registros de imigrantes.

O arquivo mantém registros dos desembarques de imigrantes no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, desde a segunda metade do século 19. E entradas em hospedarias e colônias paranaenses, além de processos de naturalização do século 20.

A instituição informa que o conteúdo é documento comprobatório para famílias que buscam a dupla cidadania com os países de origem dos imigrantes. As pessoas procuram comprovação de parentesco, completa.

“O Arquivo Público é, muitas vezes, o ponto de partida para esses processos”, cita a chefe do departamento, Kassia Cavalari Basso. “Grande parte dos pedidos de acesso ao acervo vem de famílias e indivíduos que necessitam comprovar parentesco com cidadãos de seus países de origem”, complementa.

Quando o solicitante encontra a documentação que o liga a pessoas que tenham imigrado ao Paraná, é emitida uma certidão com a transcrição literal do registro. Esse material é atestado pela Seção de Documentação Permanente.

Segundo maior do país, o Arquivo Público tem 169 anos de história. Junto com o Arquivo Nacional, emite certidões de registro de imigrantes sem custo e ajuda a preservar a memória do poder público no estado, por meio de uma política de patrimônio documental.

O acesso aos acervos é público e pode ser agendado pelo telefone (41) 3521-9100.

Solicitação

Para solicitar algum registro de imigrantes é necessário seguir o passo a passo:

  • acessar o site do Arquivo Público e os Registros de Imigrantes já digitalizados;
  • procura deve ser feita pelo sobrenome desejado, considerando a possibilidade de diferentes grafias ao longo dos anos;
  • ao localizar o registro necessário, o interessado deve enviar um e-mail para consultasai@seap.pr.gov.br solicitando a certidão correspondente.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.