Brasileiros em todas as unidades da federação, menos Roraima, foram surpreendidos, no início da manhã desta terça-feira (15), com um “apagão” que afetou parte do abastecimento de energia no país. O problema foi sentido com maior intensidade em estados do Sudeste, Norte e Nordeste.
Leia também:
Itaipu faz teste de religamento de turbinas em caso de “apagão”
No Paraná, houve queda em bairros de cidades como Curitiba, Maringá e Umuarama, desligando por alguns momentos, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), até um milhão de unidades consumidoras. Às 10h, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que parte da carga já tinha sido recomposta e a tendência era de normalização.
A produção na usina de Itaipu, por sua vez, não foi prejudicada. Para compensar a energia que não estava chegando de outras fontes, a hidrelétrica binacional do Rio Paraná aumentou a geração destinada ao mercado brasileiro, contribuindo para a estabilização do Sistema Interligado Nacional (SIN).
“Houve pelo menos 16 mil MW [megawatts] de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, disse o ONS, em nota destinada à imprensa.
Às 12h25, a área mais afetada era a Região Norte, com 55% de recomposição do sistema, seguida pelo Nordeste, com 81%. “O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”, complementou o ONS.
Comentários estão fechados.