Representantes dos Correios e da usina de Itaipu participaram, na noite de segunda-feira (16), do lançamento de um selo em comemoração aos 50 anos do Tratado de Itaipu, firmado pelos governos de Brasil e Paraguai em 26 de abril de 1973.
Leia também:
Argentina lança selo comemorativo com a imagem das Cataratas
O lançamento ocorreu em frente ao Ecomuseu, em Foz do Iguaçu, com a presença de autoridades como o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, e a diretora econômico-financeira dos Correios, Maria do Carmo Lara Perpétuo.
De acordo com os Correios, o selo estará disponível para venda nas lojas físicas a partir desta quarta-feira (18). A logomarca, criada pelo designer da Divisão de Imagem Institucional, João Paulo Chiodi, traz cinco linhas para retratar as cinco décadas do documento.
Exposições
Em paralelo ao lançamento do selo, foram apresentadas duas exposições temporárias sobre a usina, que abrirão ao público também nesta quarta, no prédio da futura recepção do Ecomuseu (cuja previsão de reinauguração é para o segundo semestre de 2024).
No piso superior, foi montada a mostra “Itaipu: da construção à conservação”, que reúne memórias com painéis explicativos, imagens, pesquisas da época da construção e do acervo permanente do Ecomuseu, além da réplica de um dos quartos dos alojamentos.
Já no piso inferior está a exposição “Itaipu: uma obra diplomática”, do Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty (MHD), no Rio de Janeiro (RJ), com documentos e peças ligadas ao processo de negociação para a constituição da usina binacional.
Comentários estão fechados.