
Susto na usina hidrelétrica binacional de Yacyretá, pertencente a Paraguai e Argentina, no Rio Paraná. Na noite de sexta-feira (28), o transformador principal da Unidade Geradora n.º 12 pegou fogo, mobilizando bombeiros dos dois países.
Leia também:
Itaipu recebe o Prêmio Milestone, reconhecimento internacional em engenharia
Em nota enviada à imprensa, Yacyretá confirmou a situação. De acordo com o boletim, as chamas começaram às 20h15 e foram extintas às 21h02, “sem reporte de vítimas ou pessoas feridas”.
“Autoridades técnicas das duas margens estão trabalhando de forma coordenada para avaliar o ocorrido”, informou Yacyretá. “As causas estão em processo de investigação.”
“A usina conta com transformadores de reserva para esse tipo de contingências. Estima-se que a reposição do equipamento afetado e o restabelecimento operacional da unidade levará aproximadamente 60 dias”, complementou.
Yacyretá também reportou que tem seguro para cobrir esse tipo de emergência. O incidente não provocou falta de energia na Argentina ou no Paraguai.
Usina Hidrelétrica de Yacyretá
Pertencente em iguais partes a Argentina e Paraguai, Yacyretá está localizada cerca de 400 quilômetros ao sul da usina de Itaipu. Os projetos das duas hidrelétricas datam da década de 1970, mas a construção de Yacyretá começou mais tarde, em 1983.
A inauguração da primeira fase do empreendimento ocorreu em 1994. O processo de enchimento gradual do reservatório, contudo, durou até 2011, devido à necessidade de obras complementares para a proteção de áreas povoadas.
A cidade paraguaia de Encarnación, por exemplo, perdeu toda sua área central. Por outro lado, ganhou novas áreas de desenvolvimento e praias fluviais que hoje estão entre os destinos mais procurados pelos turistas do Paraguai.
Yacyretá tem capacidade instalada de produção de 3,2 mil megawatts, o que equivale à potência de 4,5 turbinas de Itaipu (de um total de 20).