Vídeo: cidade do Paraguai teve tornado nesse sábado (28)

Fenômeno foi registrado no departamento (estado) de Cordillera, provocando estragos em imóveis e plantações.

A pequena cidade paraguaia de Mbocayaty del Yhaguy, no departamento (estado) de Cordillera, a 255 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu, foi atingida, neste sábado (28), por um tornado que passou por áreas rurais e provocou destroços nas colônias Santa Lucía, Tres Bocas, Ensenada e Potrero.

Veja também:
Foz do Iguaçu vive sábado de caos, com chuva e inundação
Temporal na fronteira transforma ruas do Paraguai em rios urbanos
Lado argentino das Cataratas está fechado devido à chuva
Passarela brasileira da Garganta do Diabo é fechada temporariamente

O fenômeno foi registrado em vídeo e compartilhado nas redes sociais (ver filmagem abaixo). Em entrevista ao jornal La Nación, o prefeito de Mbocayaty, Derlis Martínez, relatou que cerca de 20 famílias foram prejudicadas, número que deverá subir, mas que poderia ter sido maior, caso o perímetro urbano tivesse sido afetado pelo funil de vento.

“Hoje (29) pela manhã, a Polícia Nacional passou de novo pelos locais e está encontrando mais casas afetadas pelo fenômeno. Há muitas árvores caídas, que impedem o acesso a alguns locais. A impressão é que o temporal escolheu quais casas derrubar e quais bosques devastar”, relatou Martínez.

Os fenômenos desse sábado, como chuvas muito acima da média, ventos fortes e queda de granizo, afetaram praticamente toda a metade sul do território do Paraguai, no arco entre a capital Assunção e Ciudad del Este.

Na fronteira, o H2FOZ repercutiu, ainda ontem, vídeos mostrando a correnteza na Avenida Adrián Jara, no centro de Ciudad del Este. No incidente mais grave, uma jovem caiu ao tentar atravessar a avenida e foi arrastada por cerca de uma quadra (clique aqui para ver as imagens).

Em outros pontos da capital do Alto Paraná, o Lago da República transbordou, interrompendo a circulação no entorno. Moradores dos bairros Che la Reina, Pablo Rojas, San Alfredo, San Agustín e San Rafael tiveram perdas devido à cheia dos arroios Amambay e Acaraymí. Cerca de 40 famílias foram afetadas pelo fenômeno.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.