Vídeo mostra enfrentamento entre militares argentinos e contrabandistas

Conflito ocorreu na fronteira com o Paraguai, durante interceptação a barcos que transportavam combustível.

Conflito ocorreu na fronteira com o Paraguai, durante interceptação a barcos que transportavam combustível.

Militares da Prefeitura Naval da Argentina, órgão responsável pelo patrulhamento das águas fronteiriças do país, entraram em confronto com barqueiros surpreendidos contrabandeando combustível em direção ao território paraguaio. O incidente ocorreu no sábado (2), no Rio Paraguai, nas proximidades da cidade de Formosa.

Em vídeo de autoria indeterminada, difundido nas redes sociais e repercutido pela imprensa dos dois países, é possível ver os ocupantes de dois barcos resistindo à abordagem e erguendo facões e pedaços de pau contra os militares, que atiraram com balas de borracha para controlar a situação.

Reportagem do canal NPY, do Paraguai

Os homens atingidos pelos disparos, sem gravidade, foram atendidos em um hospital de Formosa e levados à delegacia. No total, cinco paraguaios e dois argentinos foram detidos durante o procedimento, que resultou na apreensão de cerca de 500 litros de gasolina argentina, distribuídos em 12 galões.

Os paraguaios foram liberados para voltar ao país de origem, mas responderão perante a Justiça Federal de Formosa. Os argentinos, conforme reportagem do canal C5N, permanecem recluídos. Além das acusações de contrabando, todos devem responder por “atentado e resistência à autoridade”.

Devido à diferença de preço, a venda clandestina de gasolina e diesel tornou-se comum nas regiões de fronteira. Mesmo com os frequentes reajustes, o combustível argentino, que conta com subsídios tributários, permanece mais barato na comparação com os valores praticados no Paraguai e no Brasil.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.