Uma filmagem divulgada pela edição digital do jornal El Territorio, nesta quarta-feira (8), registra a passagem de um felino visto com pouca frequência no lado argentino da fronteira, na comparação com os avistamentos de espécies “mais populares”, como onças e jaguatiricas.
Veja também:
Cor da água dos rios Iguaçu e Paraná vira atração na fronteira
As imagens, feitas durante a madrugada por um trabalhador que estava na guarita de acesso ao Aeroporto Internacional de Puerto Iguazú, mostram o que aparenta ser um exemplar de gato-mourisco (Herpailurus yagouarondi).
Conhecido na região trinacional por seu nome em guarani (grafado como jaguarundi ou yaguarundí), o animal atravessa calmamente a pista e passa sob uma cerca para continuar seu trajeto pela mata do Parque Nacional Iguazú.
“Este felino tem aparência bastante distinta. Seu corpo é delgado e alongado. A cabeça é pequena e achatada, as orelhas curtas e arredondadas, as pernas curtas e a cauda muito longa”, descreve o Instituto Pró-Carnívoros, que desenvolve ações de conservação.
“Possui coloração variando do preto ou castanho-escuro ao avermelhado. Os indivíduos de coloração mais escura estão comumente associados a florestas, enquanto os mais claros são encontrados em ambientes mais secos”, complementa a instituição.
No Brasil, a presença do gato-mourisco está associada a biomas como a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica, embora também tenha sido reportada em áreas como a Caatinga e o Cerrado. Na Argentina, a espécie está presente nas províncias do Norte e Nordeste.
Comentários estão fechados.