A imprensa da província de Misiones divulgou, nesta segunda-feira (30), vídeo gravado pela Administração de Parques Nacionais (APN) da Argentina, com o uso de um drone, mostrando o impacto da cheia do Rio Iguaçu na passarela argentina da Garganta do Diabo, que está fechada desde o último sábado (28), devido às chuvas na região.
Veja também:
– Foz do Iguaçu e região têm novo temporal nesta segunda (30)
– Vazão das Cataratas está 16 vezes acima do normal nesta segunda (30)
– Semana tem previsão de novas chuvas em Foz do Iguaçu – veja o boletim
– Cheia evacua áreas ribeirinhas em Foz do Iguaçu e fronteira
– Temporal na fronteira transforma ruas do Paraguai em rios urbanos
Nas imagens, feitas em um momento no qual o rio já estava mais de dez vezes acima de seu volume habitual, é possível observar o aparente colapso de parte da estrutura – que tem 1.100 metros de extensão – do lado argentino, além de um trecho já completamente submerso.
Na manhã desta segunda, às 9h, a vazão chegou a 24.200 metros cúbicos por segundo (m³/s), 16 vezes acima do referencial padrão de 1.500m³/s. O monitoramento da Companhia Paranaense de Energia (Copel) indica que, desde então, o fluxo vem recuando, mas que permanece em 23.200m³/s na atualização divulgada às 16h.
Trecho divulgado pelo jornal El Territorio, de Posadas.
Em 13 de outubro de 2022, a passarela argentina da Garganta do Diabo foi danificada pela vazão de 16.500m³/s no Rio Iguaçu, 11 vezes acima do normal, mas menor do que a atual. A reparação da estrutura durou cerca de cinco meses, com reabertura no dia 1.º de março de 2023.
A avaliação do estado da estrutura nessa cheia será feita apenas após o recuo do Rio Iguaçu para patamares operacionais seguros, abaixo de 6.000m³/s. De momento, todas as trilhas do lado argentino das Cataratas do Iguaçu (Garganta do Diabo, Circuito Superior, Circuito Inferior, Sendero Verde e Sendero Macuco) estão fechadas para visitas.
Lado brasileiro
Do lado brasileiro, no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, somente a passarela da Garganta do Diabo está temporariamente interditada, com os demais pontos da trilha e mirantes permanecendo abertos ao público. Os ingressos são vendidos na internet, no site oficial www.cataratasdoiguacu.com.br.
Comentários estão fechados.