Itaipu Binacional abriu, nesta quarta-feira (1.º), o vertedouro para o escoamento do excedente de água no reservatório da usina, resultante das chuvas dos últimos dias na bacia do Rio Paraná. A previsão é de que as comportas permaneçam vertendo pelo menos até domingo (5), coincidindo com o feriado prolongado de Finados.
Veja também:
– Imagens revelam impactos da cheia em Foz do Iguaçu
– Lado paraguaio da fronteira declara emergência devido aos temporais
– Vídeo mostra enchente arrastando passarela das Cataratas na Argentina
De acordo com a hidrelétrica, a decisão pela abertura do vertedouro foi adiada o máximo possível, tendo como prioridade aguardar o recuo do Rio Iguaçu, cuja cheia provocou a elevação do Rio Paraná no trecho abaixo da barragem.
Na segunda-feira (30), a vazão do Iguaçu alcançou pico de 24.200 metros cúbicos por segundo (m³/s), 16 vezes acima do normal. Na manhã desta quarta (1.º), às 6h, o fluxo estava em 15.300m³/s, dez vezes maior que o referencial padrão de 1.500m³/s, mas com tendência de continuar caindo.
Segundo Itaipu, a abertura do vertedouro não terá impacto significativo no volume do Rio Paraná, por ocorrer em sincronia com a diminuição do Iguaçu.
Dados da Direção de Meteorologia e Hidrologia (DMH) do Paraguai, que mantém uma estação no entorno da Ponte da Amizade, indicam que o Paranazão subiu quase 15 metros entre sábado (28) e terça-feira (31), passando de 15.8 metros para 30.4. A maior elevação ocorreu entre domingo (29) e segunda (30), com alta de 9.1 metros em 24 horas.
Como resultado, cerca de 140 moradias localizadas em áreas ribeirinhas de Ciudad del Este, em especial, no bairro San Rafael, foram afetadas pela cheia, com órgãos como a diretoria paraguaia de Itaipu e a Secretaria de Emergência Nacional (SEN) do Paraguai prestando auxílio aos moradores para a retirada de móveis, eletrodomésticos e pertences.
A situação é monitorada pela Comissão Especial de Cheias (CEC), composta por brasileiros e paraguaios na usina de Itaipu. Os boletins hidrológicos são atualizados diariamente e estão disponíveis na internet, com versões em português e espanhol (clique aqui para ter acesso).
Conforme Itaipu, “a preocupação maior agora é com as próximas 72 horas. O nível máximo da afluência do Rio Paraná deve atingir, nesta quarta-feira, 18,1 mil metros cúbicos de água por segundo (m³/s). Desde a madrugada, vem chovendo na bacia dos Rios Ivaí e Piquiri, principais afluentes da bacia do Rio Paraná”.
Visitas à usina
Durante o feriado prolongado brasileiro de Finados, Itaipu estará aberta para visitas turísticas em Foz do Iguaçu, com horários especiais. O passeio Itaipu Panorâmica, o mais procurado por turistas e moradores da região, terá saídas a cada dez ou 15 minutos, no horário entre as 8h30 e as 17h.
Já o passeio Itaipu Especial, que leva até a área interna da hidrelétrica, terá nove saídas diárias, entre 8h30 e 15h30. O Refúgio Biológico Bela Vista disponibilizará oito opções de horários. As sessões do Itaipu Iluminada ocorrerão na sexta (3) e no sábado (4), a partir das 19h.
Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros têm direito a gratuidades e descontos, que podem ser verificados no endereço www.turismoitaipu.com.br. No mesmo site, é possível fazer a compra de ingressos on-line, com reserva de dia e horário.
Comentários estão fechados.