Após mais de um ano fechado, o vertedouro da hidrelétrica de Itaipu, usado para escoar o excedente de água no reservatório da usina, reabriu nas primeiras horas da manhã deste sábado (14). O espetáculo poderá ser conferido, in loco, por moradores e turistas que visitarem a binacional pelos próximos dias.
Leia também:
Estiagem no Rio Paraná preocupa exportadores do Paraguai
A decisão de abrir uma das três calhas foi tomada após análise do volume de entrada de água no lago de Itaipu, que cresceu devido às chuvas que atingiram a bacia do Rio Paraná nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. A medida também contribuirá para aliviar a estiagem do “Paranazão” no trecho abaixo da usina.
Segundo Itaipu, o vertedouro deverá permanecer aberto “enquanto o cenário atual de geração de energia e de previsão de afluência se mantiver”, não havendo data prevista para fechamento. A última abertura tinha ocorrido em 23 de outubro de 2021, com o vertimento de pouco mais de 460 metros cúbicos por segundo (m³/s).
Com o vertedouro aberto, quem for à usina e escolher passeios como o Itaipu Panorâmica terá um atrativo a mais para fotografar, com o trajeto do ônibus proporcionando vários ângulos para a observação da paisagem. Para moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros, a visita é gratuita (entre em contato com o Turismo Itaipu para agendar).
Comentários estão fechados.