O vereador Lucio Vera, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), apresentou à Junta (Câmara) Municipal da cidade paraguaia de Presidente Franco, nesta semana, proposta para a convocação de empresários do setor de transporte público no Brasil, no Paraguai e na Argentina, para debater a elaboração de um plano de transporte público trinacional.
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O objetivo, segundo o parlamentar, é permitir que a Ponte da Integração Brasil–Paraguai, que ligará Foz do Iguaçu a Presidente Franco e encurtará, para quem mora no Paraguai, o caminho até Puerto Iguazú (Argentina), conte com linhas de ônibus tão logo ocorra sua inauguração, ainda sem data prevista.
A prioridade inicial é pela definição de operadores para a rota entre Puerto Iguazú, Presidente Franco e Ciudad del Este, que já teria empresas interessadas no Paraguai e na Argentina.
Atualmente, a conexão entre Ciudad del Este e Puerto Iguazú é feita por um ônibus que cruza a Ponte da Amizade e atravessa Foz do Iguaçu (sem autorização para embarcar ou desembarcar passageiros em território brasileiro) até a Ponte Tancredo Neves. Entre Presidente Franco e Puerto Iguazú, a ligação é feita por balsa.
De igual maneira, a criação de uma linha direta entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, passando pela Ponte da Integração e dando acesso a locais como o centro das duas cidades, é outro foco de interesse nas discussões. Hoje, Foz e Franco estão ligadas por uma linha que passa pela Ponte da Amizade e pela região central de Ciudad del Este.
No Brasil, o órgão responsável por autorizar os trajetos internacionais é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que dá aval às rotas que hoje conectam Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, Presidente Franco, Hernandarias e Puerto Iguazú. No Paraguai e na Argentina, a discussão ocorre entre as prefeituras e os órgãos nacionais de trânsito.
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