Contemporânea da Ponte da Integração (que está em fase final de construção entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco), a Ponte Bioceânica, que fará a ligação entre Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (MS), chegou a 10% do cronograma de execução. As obras das duas vias são financiadas com recursos de Itaipu Binacional.
Leia também:
Ponte da Integração será inaugurada em 12 de dezembro, diz presidente do Paraguai
O investimento previsto para a ponte sobre o Rio Paraguai, também chamada de Ponte da Rota Bioceânica, é de G$ 616,8 bilhões, o que equivale, no câmbio atual, a R$ 461,1 milhões. A execução está a cargo do Consórcio Binacional PYBRA, formado pelas empresas Tecnoedil (Paraguai), Cidade e Paulitec (Brasil).
Em boletim difundido à imprensa, a diretoria paraguaia de Itaipu informa que “os trabalhos neste momento estão concentrados na perfuração, colocação dos pilares e construção da estrutura de sustentação dos pilares da megaestrutura no lado paraguaio”. As obras começaram no dia 14 de janeiro de 2022, com previsão de conclusão em 2025.
José Oscar Brun, engenheiro do consórcio, detalhou que os trabalhos começaram pela cabeceira paraguaia, mas que pelo menos dois pilares devem ser instalados no lado brasileiro ainda em 2022. “No mês de outubro, o trabalho foi mais lento devido à chuva, mas estamos empenhados em cumprir os prazos”, afirmou.
A futura ponte será conectada à Rodovia Bioceânica, projeto de infraestrutura que prevê a ligação dos estados do Centro-Oeste do Brasil com o trecho paraguaio do Chaco, como parte do trajeto para chegar à Argentina, à Bolívia e ao Chile, no litoral do Oceano Pacífico. A intenção é criar um caminho para a exportação e importação de produtos.
Localização da futura Ponte Bioceânica.
Comentários estão fechados.