Um dos assuntos na imprensa do lado argentino da fronteira, nessa segunda-feira (24), foi uma filmagem anônima, gravada em um posto de combustíveis na área central de Puerto Iguazú, mostrando uma van equipada com um tanque de polietileno, com capacidade para transportar até 3,5 mil litros.
Leia também:
Reajuste de julho: veja os novos preços dos combustíveis em Puerto Iguazú
O vídeo causou indignação entre os moradores da cidade, que enfrentam, nos períodos de maior demanda, problemas de abastecimento de gasolina e diesel. Outro ponto mencionado foi o risco trazido à comunidade, em razão da aparente ausência de mecanismos de segurança para o transporte de líquidos inflamáveis.
Conforme fontes como o jornal El Territorio, o veículo, com placa argentina, “não tem nenhum tipo de identificação que indique que estaria autorizado pelo município para o transporte de substâncias perigosas”.
#Viral
— Iguazu Ahora (@Iguazu_Ahora) July 25, 2023
Se viraliza un video donde cargan combustibles en tanques de agua dentro de un vehículo. pic.twitter.com/43GB9zRcBF
O jornal destaca, ainda, que o tanque filmado no interior da van “está fabricado em polietileno 100% virgem, com proteção ultravioleta, que teria um valor superior a P$ 300 mil [R$ 3,1 mil na cotação praticada na fronteira]”. Os proprietários do posto de combustíveis onde foi feita a filmagem, que viralizou nas redes sociais, não comentaram o caso.
Não é nenhuma novidade ou espanto; quando das vezes que fui abastecer na Argentina já vi algo semelhante, uma carretinha puxando um tanque quadrado transparente talvez de 1,5 m3 parada abastecendo num posto em Puerto Iguazu, a e é o seguinte, não é verdade da espera porque quando fizeram isto, tinha outras bombas abastecendo outros carros do Brasil e da Argentina! E mais, eles estão trabalhando, oxe!!!