Empresa instalada em Minga Guazú é uma das maiores fornecedoras do produto na região de fronteira.
Com matriz em Minga Guazú e filiais em Ciudad del Este, Caaguazú, Eusebio Ayala e San Lorenzo, a Chipería Leticia, fundada há 33 anos, está em processo de certificação para exportar seus produtos para países como Brasil, Espanha e Estados Unidos. A empresa conta com 70 empregados, 75% dos quais do sexo feminino.
Em entrevista ao jornal La Clave, Alicia Medina Cantero, uma das proprietárias do empreendimento, disse que a fase atual é de obtenção das licenças necessárias. Recentemente, a empresa conquistou a certificação ISO 9001, considerada um dos principais referenciais em termos de qualidade nos procedimentos.
“Dentro dos nossos processos de administração e de fabricação, garantimos a qualidade dos trabalhos que fazemos”, afirmou Cantero. “A Chipería Leticia sempre teve como meta vender produtos de qualidade para o mercado no qual está, então por que não nos lançarmos no mercado internacional?”
Segundo a empresária, já existem conversações com parceiros interessados em representar o negócio fora do país. “Já entraram em contato conosco empresas do Brasil e da Espanha, interessadas nas nossas chipas. Também falou conosco um empresário argentino, que quer vender nossos produtos nos Estados Unidos”, revelou.
Uma das opções para a entrada no mercado internacional é a venda do produto congelado, similar à estratégia adotada pelos exportadores brasileiros de pão de queijo. Atualmente, a chipa assada na Chipería Leticia pode ser encontrada com facilidade nos semáforos de Foz do Iguaçu, trazida informalmente por vendedores ambulantes.
De consumo básico no dia a dia, a chipa, também chamada de “pão paraguaio”, é uma das iguarias mais conhecidas da culinária do país vizinho. Para saber mais sobre a receita e as tradições que envolvem o produto, confira reportagem especial publicada pelo H2FOZ no mês de abril:
[…] também:Chipería do Paraguai quer exportar para o BrasilParaguai também tem Dia Nacional do […]