Instituição obteve liminar que suspende o fechamento do curso, determinado pelo Conselho Nacional de Educação Superior do Paraguai.
A Universidade Privada María Serrana, do Paraguai, retomou, nessa quarta-feira (20), as aulas de Medicina nas sedes de Assunção e Ciudad del Este. A instituição conseguiu liminar que suspende decisão anterior do Conselho Nacional de Educação Superior (Cones). No início de abril, o órgão determinou o fechamento do curso.
A liminar foi emitida pela juíza interina Mafalda Camerón, da 1ª Instância Civil e Comercial, a pedido do advogado Guillermo Duarte Cacavelos, representante da universidade. O documento foi assinado na terça-feira (19) e permite o retorno das atividades letivas, enquanto não houver nova decisão sobre o caso.
O fechamento do curso foi determinado pelo órgão educativo paraguaio após denúncias de inconsistências na emissão de 11 diplomas e de problemas em 53 convalidações de estudantes transferidos de instituições do Brasil e do próprio Paraguai, que teriam saltado do primeiro para o terceiro ano do curso. A María Serrana nega as irregularidades.
“A universidade vai continuar lutando para demonstrar que está capacitada. O que a Justiça entendeu é que não é possível esperar que o conflito judicial termine, enquanto os alunos perdem dias de aulas, que serão convalidados se a universidade for habilitada”, disse Cacavelos, em entrevista à rádio 1080 AM, de Assunção.
Por outro lado, Narciso Velázquez, presidente do Cones, afirmou à rede Unicanal que o conselho lamenta a decisão judicial e não pretende aceitar diplomas emitidos pela universidade.
Criada em 2009, a Universidade Privada María Serrana é parte de um grupo educacional surgido no ano 2000 e que controla, também, o Colégio María Serrana, de Assunção. O campus de Ciudad del Este está localizado nas imediações do km 3,5 da Rodovia Internacional. Há ainda uma filial em Vallemí, departamento (estado) de Concepción.
[…] Leia também: Universidade María Serrana reinicia aulas de Medicina em Ciudad del Este. […]