Coleta de dados será por 72 horas ininterruptas, registrando a passagem de veículos e informações de perfil de quem cruza a fronteira.
O Centro Universitário UDC e Faculdades, em parceria com a Universitá Degli Studi ROMA TRE, da Itália, deu início, na manhã desta quinta-feira (9), na Ponte Tancredo Neves (Brasil–Argentina), à primeira etapa da Pesquisa de Tráfego de Veículos e Perfil de Pessoas nas Pontes Internacionais na Tríplice Fronteira.
De acordo com a instituição, serão 72 horas de monitoramento ininterrupto, registrando o fluxo de veículos e informações de perfil de moradores, turistas e viajantes que fazem a travessia entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. A pesquisa na Ponte Internacional da Amizade (Brasil–Paraguai) será feita em data posterior.
O trabalho, coordenado pelo pró-reitor, Prof. Dr. Fábio Prado, é totalmente financiado pela UDC, e os dados servem como fonte para a tomada de decisão dos órgãos parceiros, em áreas como segurança, logística, comércio, turismo e hotelaria.
“Nosso objetivo é evoluir sempre. A pesquisa científica exige isso, que façamos a coleta de dados e que o objeto de estudo seja sempre aprofundado. Portanto, sempre solicitamos aos órgãos envolvidos sugestões e quais as necessidades de cada um na pesquisa. Com isso, nesta edição, teremos novidades importantes”, afirma.
Além das informações que já faziam parte da pesquisa em anos anteriores, englobando aspectos como segurança, transporte, comércio, turismo e hotelaria, serão levantados mais dados sobre logística, como o tempo de deslocamento dos caminhões e carretas, tipos de carga e se o veículo está carregado ou vazio.
A coordenação pedagógica dos estudantes envolvidos será feita pelo corpo docente da UDC. No total, mais de cem pessoas estarão envolvidas nas etapas de coleta, compilação e interpretação dos dados.
A pesquisa conta com o apoio da Receita Federal do Brasil, Polícia Federal, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, ACIFI, Comtur e Codefoz, Sindhotéis, Fundo Iguaçu, Polo Iguassu, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Consulado da Argentina e Consulado do Paraguai.
Com informações da assessoria.
Comentários estão fechados.